Para um profissional de vendas, existe uma qualidade muito mais valiosa do que uma agenda cheia de leads: a confiabilidade. A confiança no vendedor vem desde a empatia e vai até um excelente serviço de atendimento/pós-venda. Mas, e como saber se os seus consumidores confiam em você? Os resultados em vendas provavelmente poderão te dar essa resposta. De qualquer forma, mesmo que a sua empresa seja considerada como parte integrante do círculo íntimo do cliente, há sempre algum espaço para melhorias. Se o seu objetivo é apresentar melhores resultados de vendas – e maior sucesso com os leads – temos quatro dicas para ajudá-lo. Continue com a gente!
1. Acredite no seu produto ou serviço
Isso soa meio óbvio? Então, faça um teste: questione o quanto você acredita nas ofertas que você apresenta aos clientes todos os dias. Seja honesto, ninguém está olhando. Você não deve fingir na resposta, pois a confiança, ou a falta dela, está em cada passo do processo de venda. Se você não acreditar de verdade no seu produto, os seus clientes conseguirão perceber de alguma forma. A falta de crença é o calcanhar de Aquiles, até mesmo para a melhor estratégia de vendas já traçada.
Se você ainda não acredita 100% no seu produto, corra atrás disso. Insista em treinamentos ou participe de discussões e seminários sobre o mesmo. Faça o que for preciso para reacender o seu entusiasmo com o serviço que você vende.
2. Observe quais são seus pontos de dor e alivie-os
Pode ser uma tarefa difícil tentar buscar informações além das básicas que são compartilhadas pelos seus usuários, até porque a maioria dos profissionais de vendas tem pouco tempo, muitas reuniões e burocracias para enfrentar. Porém, se você encontrar o tempo necessário para ouvir de perto os pontos de dor (pain points), poderá encontrar diversas maneiras de tornar a vida do seu cliente um pouco mais fácil. Isso é mais uma forma de demonstrar o seu compromisso e conquistar a confiança do cliente.
3. Seja decidido
É você quem lidera todas as etapas do caminho de atendimento aos leads, portanto, você sabe para onde está indo? Cada ação, cada palavra, cada venda é parte de um progresso deliberado, disciplinado. Se você sabe cada passo deste processo de trás para a frente e está envolvido com o seu cliente, você pode levá-lo nessa jornada de uma forma que é eficaz e mutuamente gratificante.
Antes de cada reunião ou telefonema, anote exatamente o que você pretende entregar. Leia em voz alta uma vez, duas, três vezes. Você pode até mesmo levar essa preparação a um passo adiante. No início de um telefonema, dizer logo de início o seu objetivo, “Aqui está o porquê eu te liguei” ou para casos de reuniões presenciais, “Aqui está o motivo para eu precisar me encontrar com você”. Seja objetivo. Por quê? A ação objetiva constrói confiança e obtém resultados de uma forma que, naturalmente, proporciona satisfação do cliente.
4. Mantenha os seus compromissos
Esse conceito está associado ao respeito pelo tempo de alguém, mas vai um pouco além. Consultores não podem realizar o trabalho deles sem a colaboração (feedbacks, consentimentos, reuniões, etc.) dos seus leads. Você não pode esperar que um cliente vá cumprir uma timeline se você mesmo não está andando na linha. Isso se traduz em:
- Manter compromissos;
- Prontamente fazer o follow-up com os itens de acompanhamento prometidos;
- Regularmente comunicar o progresso feito em direção a um prazo estabelecido (esta é uma ótima maneira de demonstrar que você está sempre pensando no cliente e o mantém atualizado).
Acredite no que você vende, ouça atentamente, tome ações pró-ativas para a satisfação do cliente e mantenha os seus compromissos. Ao seguir estas etapas, os clientes vão saber que você é digno de confiança, e seus relacionamentos serão mais gratificantes – tanto pessoalmente quanto financeiramente.