5 técnicas de SEO fundamentais para o seu site

Com a rápida evolução das tecnologias, mudanças ocorrem a todo momento, principalmente para as empresas que precisam se adaptar às novas situações de mercado. Nesse sentido, se antes era necessário para toda e qualquer organização “estar” na internet, hoje ela precisa também ser “encontrada” com facilidade pelos usuários – e, mais ainda, pelos usuários certos, que podem usufruir da marca e dos produtos com ganhos para todas as partes. E é aí que entram as técnicas de SEO.

Essa espécie de “encontro virtual” entre empresas e consumidores pode ser promovido com bastante eficiência pelas técnicas de SEO – sigla em inglês para “Search Engine Optimization”, ou “otimização para mecanismos de busca”. Trata-se de um conjunto de práticas que é aplicada ao seu material online (site, blog, e-mail marketing, dentre outros) que aumenta de forma considerável a chance de um usuário encontrar sua empresa em sites de busca, como o Google.

Que tal conhecer então cinco dessas técnicas que são fundamentais e conferir algumas boas dicas de SEO para que seu site seja facilmente encontrado pelo seu público?

Títulos e palavras-chave

Ao construir o site de sua empresa (ou delegar a tarefa para terceiros), certifique-se de que os textos sejam produzidos com um número razoável de palavras-chave relacionadas ao seu negócio. Uma das melhores dicas de SEO é fazer uma lista com as principais e ir distibuindo-as ao longo do conteúdo, dentro do site. É imprescindível também que as principais palavras estejam nos títulos, tanto dos textos, em destaque, quanto do próprio site.

Leia também o post O que é Growth-Driven Design (GDD)?

Meta Description

Os Meta Description – aquelas “prévias” mostradas nas páginas de resultados dos sites de busca – têm importância fundamental para o bom posicionamento das páginas do seu site. Esses textos devem ser diretos, objetivos, chamativos e persuasivos, além de usar as palavras-chave relacionadas ao seu negócio e serem pequenos (no máximo 150 caracteres). Procure produzir textos exclusivos para cada página do site, evitando repetí-los.

Usabilidade

O acesso a todas as áreas do site e as informações de que o usuário necessita deve ser facilitado e bem intuitivo na sua página. Dessa forma, nada de navegação complicada, cheia de links que levam a mais links e muitos níveis de navegação. A principal dica nesse sentido é dispor as informações de modo que o usuário precise de apenas dois cliques ou menos para encontrar o que procura.

Link Building

Um dos parâmetros utilizados pelas ferramentas de busca é o quanto determinado site é “popular” e confiável. Para isso ele mede a quantidade de links de páginas internas e de outros sites que apontam para ele, construindo um índice chamado PageRank. Quanto maior for o PageRank de um site que possui um link para o seu, melhor – se for baixo, seu site pode até mesmo perder pontos. Ou seja, não adianta mesmo trapacear e ficar criando sites “terceiros” cheios de links!

Veja também o post 4 dicas de Link Building para a sua empresa

Sitemap

Um sitemap é um arquivo pequeno, enviado para a ferramenta de busca (no caso do Google, via Google Search Console), que elenca todas as páginas do seu site. De posse dele, o Google passa a conhecer de antemão e de forma mais precisa toda a estrutura do seu site, ajudando a indexá-lo com mais frequência.

Ficou com alguma dúvida sobre otimização de sites? Possui algum case ou experiência que gostaria de compartilhar? Compartilhe com a gente nos comentários!

Guia completo do Inbound Marketing

Tagged under:

Deixar uma resposta

Seu email não será publicado.