Se a sua empresa ainda não possui uma estratégia de marketing digital em andamento é bem provável que ela esteja perdendo oportunidades incríveis de se relacionar com seus consumidores e vender mais.
Você sabia que mais de 60% dos usuários buscam por produtos e serviços quando utilizam a web? Esse dado ajuda a entender melhor como o bom posicionamento na internet é fundamental para aumentar as vendas e fortalecer a imagem de uma marca.
Confira no post de hoje 7 dicas matadoras para desenvolver sua estratégia de marketing digital orientada à resultados:
1. Planeje com cuidado
O primeiro passo para desenvolver uma estratégia digital é conhecer melhor a sua empresa e o cenário em que ela está inserida.
Liste os produtos e serviços que você comercializa, sua missão, o público-alvo das ofertas e outras informações úteis sobre o seu negócio. Além disso, faça uma pesquisa em websites e redes sociais de marcas concorrentes ou parceiras para conhecer a estratégia de atuação que eles estão utilizando, o chamado benchmark.
Com todas essas informações em mãos, ficará bem mais fácil definir a identidade que a sua marca terá na web.
2. Defina um orçamento
Assim como qualquer outro processo, uma estratégia de marketing digital exige que sua empresa comprometa uma parte do orçamento anual para as ações a serem realizadas.
Inclua tudo aquilo que será desenvolvido: website, blogs, redes sociais, anúncios pagos, e-mail marketing, SMS, mobile, cupons, entre outros.
Futuramente, o orçamento total irá ajudar a calcular o retorno sobre o investimento (ROI) das ações de marketing online futuramente.
3. Ofereça conteúdo relevante
Independente do canal utilizado, sua estratégia de marketing digital deve entregar uma oferta de conteúdo relevante aos internautas.
Na web, conteúdo relevante é o mesmo que ofertas que podem despertar o interesse de uma pessoa (com base em dados pessoais que ela já forneceu) ou então informações que possam ajudá-la de alguma forma em seu dia a dia.
4. Vá com calma!
Muitas empresas se empolgam na hora de conceber suas estratégias de marketing, dando passos bem maiores que as pernas. Por isso, escolha as redes sociais e os canais prioritários para seu negócio. Isso irá evitar que você tenha diversos perfis para gerenciar, reduzindo as chances que eles fiquem abandonados.
Pense nisso: o melhor canal para a sua empresa estar presente é aquele em que seu público também está!
5. Tenha anúncios pagos
Recentemente o Facebook divulgou uma mudança em sua política que vem dificultando a exposição das marcas e suas ofertas de forma orgânica, ou seja, sem pagar para isso.
Ainda que essa seja uma ação isolada do Facebook, ela ajuda a comprovar que a atual tendência web é que, para aparecer para mais pessoas que se encaixam no perfil da marca, as empresas precisarão investir cada vez mais em anúncios pagos. Seja em mecanismos de buscas, em portais de notícias ou nas redes sociais.
6. Não esqueça do SEO
Ainda que os anúncios pagos sejam um componente essencial da estratégia de marketing digital, sua empresa não pode esquecer do SEO. Fazem parte dele as iniciativas voltadas para a otimização do posicionamento do site nos resultados das pesquisas feitas pelos usuários em mecanismos de buscas, como o Google.
Pesquise bem o assunto para implementar as melhores práticas de SEO em seu website, evitando a perda de acessos que podem ser valiosos no futuro.
7. Monitore permanentemente
Uma das grandes vantagens das ações de marketing realizadas na web é que elas podem ser cuidadosamente medidas e monitoradas. Portanto, levante os resultados de todas as suas publicações, campanhas e envios na web. Seja em número de visualizações, curtidas, cliques, conversões em vendas ou outras métricas. Esses indicadores ajudam a compreender quais iniciativas estão funcionando melhor com o público-alvo, contribuindo para o desenvolvimento de estratégias mais acertadas no futuro.
E você, como está realizando as suas estratégias de marketing? Compartilhe com a gente as suas dúvidas, nós podemos te ajudar!