Automação de marketing: o que é e como ela pode aumentar o ROI

Automação de marketing roi

A automação de marketing é uma grande aliada para empresas que querem crescer!

O marketing é uma área extremamente dinâmica. Todos os dias, surgem novas técnicas e tecnologias que mudam completamente a forma que essa indústria funciona.

Todos esses avanços, é claro, também trazem cada vez mais facilidades. Hoje, existem métodos e ferramentas que possibilitam a automação de marketing. E isso é fundamental para empresas, em especial para as que planejam expandir.

Uma das principais características do consumidor moderno é que ele espera ser tratado de maneira personalizada pelas empresas, sempre. Como você bem sabe, focar na satisfação dos seus clientes pode produzir ótimos resultados.

Quer mais dicas para fazer sua empresa decolar ainda mais rápido? Leia também esse outro conteúdo que preparamos para você!

Mas, como continuar atendendo seus clientes de maneira personalizada quando sua empresa cresce? Quanto mais clientes, mais difícil é manter a padronização na qualidade do atendimento enquanto mantém-se a sensação de intimidade para o consumidor.

A automação de marketing está aqui para resolver esse problema. Com essa estratégia, é possível diminuir os custos, minimizar erros e ainda aumentar o ROI da sua empresa. Quer saber como? Basta continuar lendo para descobrir!

O que é ROI em marketing?

Antes de mais nada, precisamos entender bem o conceito de ROI. A sigla significa retorno sobre investimento, e é considerado um dos maiores indicadores do sucesso de um negócio.

No marketing, o ROI aponta se as ações e campanhas que sua empresa está realizando estão, realmente, valendo a pena. Ou seja, são números que dizem se o retorno obtido com uma campanha foi maior do que o investimento realizado.

O que é automação de marketing?

A automação de marketing consiste em criar uma padronização e esquematização para todas as ações de marketing da sua empresa. Utilizando uma ferramenta, o objetivo é criar um “ecossistema”, onde cada situação tenha uma resposta programada.

Alguns exemplos de automação de marketing são:

  • Emails de boas vindas enviados depois do cadastro no site;
  • Newsletters e ofertas enviadas periódicamente;
  • Sugestões de produtos com base nas buscas que o cliente realiza no site;

A automação de marketing pode englobar inúmeras outras ações. Quanto mais bem implementada, mais completo e detalhado é esse ecossistema.

Quais são os benefícios da automação de marketing?

Como certamente você já pode imaginar, a automação de marketing apresenta muitos benefícios para empresas de todos os tamanhos.

A seguir, confira algumas dessas vantagens:

Otimização dos processos

Um dos principais benefícios da automação de marketing está nas inúmeras possibilidades de otimização.

Afinal, como menos tempo é gasto na execução dessas ações, sobra muito mais tempo e energia para analisar a eficácia delas, encontrar problemas e implementar soluções.

Apenas com a automação de marketing suas campanhas irão atingir todo o seu potencial. Isso porque ela libera tempo para que você se dedique ao que realmente faz de melhor: o planejamento estratégico.

Economia de tempo para a equipe

Imagine se sua equipe precisasse enviar todos os emails e ofertas para seus clientes manualmente. Assim como essas, todas as tarefas do dia a dia do marketing consomem bastante tempo.

Por isso, investir na automatização pode ser uma enorme vantagem. Economizar o tempo e reduzir a quantidade de trabalho repetitivo é sempre uma boa ideia!

Ações padronizadas

Quando todo o processo de marketing é automatizado, é muito mais fácil implementar e manter padrões de qualidade.

Dessa forma, você pode garantir que todas as interações com seus clientes são feitas com o mesmo nível de atenção. E o melhor: é possível personalizar essas comunicações, tornando tudo ainda mais pessoal e eficiente.

Estratégia escalável

Sua empresa certamente vai continuar crescendo cada vez mais! Por isso, é essencial que você se planeje com a expansão em mente.

A automação de marketing é uma estratégia facilmente escalável. O mesmo sistema, quando bem configurado, pode funcionar para algumas dezenas de clientes ou para milhares deles!

Redução do CAC (Custo de Aquisição de Cliente)

Conquistar novos clientes é um dos principais desafios no dia a dia do empreendedor. Além de envolver inúmeras estratégias e procedimentos complexos, esse é um processo que demanda muito da empresa.

E estamos falando tanto de capital quanto do investimento de tempo.

Felizmente, um sistema de automatização de marketing pode otimizar esse processo, de forma a reduzir os custos envolvidos.

Menos erros e menos retrabalho

Infelizmente, não é possível escapar deste fato: quanto mais manuais são os procedimentos de uma empresa, mais sujeitos a erros eles estão. E no marketing, o retrabalho ou correção de problemas podem custar muito caro.

Erros em campanhas podem significar danos para a imagem da sua marca. Por isso, é preciso minimizar as ocorrências de problemas.

Resultados mensuráveis

Não é possível implementar melhorias sem, antes, olhar os números. Com a automatização de marketing, sua empresa tem acesso a todas as informações sobre o desempenho das campanhas, em tempo real.

Dessa forma, é muito mais fácil acompanhar a performance e identificar possíveis problemas, como engajamento abaixo do esperado, por exemplo.

Como a automação de marketing pode aumentar o ROI?

Com todos os benefícios que descrevemos já deve ter ficado claro para você como a automação de marketing pode aumentar o ROI na sua empresa.

Com processos mais rápidos, sobra mais tempo para que seus colaboradores foquem os esforços onde eles realmente são necessários: na estratégia de negócios.

Ocupando menos tempo e acontecendo de maneira padronizada, os processos do dia a dia do marketing acabam gerando menos custos. É mais fácil adquirir novos clientes e fidelizar aqueles que já fizeram negócios com você antes.

Metas e métricas bem definidas

Com a automatização, o acompanhamento dos dados e métricas se torna mais fácil, prático e, principalmente, preciso.

E a importância do monitoramento desses números não acaba aí. Conhecer o desempenho real das suas ações de marketing é fundamental para o estabelecimento de metas realistas.

Lembre-se: uma meta bem definida é aquela que puxa sua empresa para fora da zona de conforto. No entanto, é fundamental que esses objetivos estejam ancorados em números plausíveis e atingíveis.

Sobrecarregar sua equipe com metas excessivamente ambiciosas vai trazer muito mais problemas do que soluções.

Nutrição de leads

Entre o momento em que o cliente em potencial demonstra interesse pela sua empresa e o fechamento do negócio, existe um longo caminho.

Durante todo o processo da jornada de compra, é fundamental que sua empresa conte com meios para manter a marca em evidência para os clientes.

Em marketing, isso se chama nutrição de leads. Uma das principais estratégias utilizadas é o envio de informações relevantes e ofertas interessantes para o cliente em potencial.

Como você pode imaginar, a automatização de marketing torna esse processo muito mais fácil. Com ela, é possível programar ações – como o disparo de emails, por exemplo – de acordo com o momento em que o lead se encontra.

Assim, você se certifica que está executando a ação certa, no momento certo, para facilitar o fechamento de negócio.

Retenção e fidelização de clientes

Tão importante quanto conquistar novos clientes é trabalhar para fidelizar aqueles que você já tem. Os clientes fiéis são o principal pilar da saúde financeira de qualquer empresa. Além de comprar com você, eles podem indicar a marca para amigos e familiares.

Para conquistar o consumidor moderno, no entanto, você precisa de muito mais do que um produto de qualidade. A nossa principal dica é investir no atendimento personalizado e atencioso!

Da mesma forma que sua empresa deve manter contato com os leads, precisa fazer isso também depois da compra.

Um exemplo excelente são as estratégias de follow up, que consistem em perguntar aos clientes, depois de algum tempo de compra, o que acharam do produto e como a empresa pode melhorar. As newsletters, emails comemorativos e ofertas especiais para clientes também podem funcionar muito bem!

E, é claro, a automação de marketing torna esse processo possível, mesmo conforme sua empresa cresce e ganha cada vez mais clientes.

Acompanhamento das informações em tempo real

Uma coisa é fato: hoje em dia, é quase impossível continuar acompanhando os resultados da sua empresa no papel. E, para falar a verdade, até mesmo as famosas planilhas estão se tornando obsoletas, em especial quando não funcionam de maneira automatizada.

A automatização do marketing garante que toda sua equipe tenha acesso às informações que precisam. Como não dependem da entrada manual de dados, os relatórios são atualizados em tempo real, fornecendo dados mais precisos e realistas.

Tornar esse processo de análise mais dinâmico também possui vantagens para a resolução de problemas. Isso porque eventuais erros são detectados antes, evitando que sua repercussão seja tão grave.

Ferramentas para a automação de marketing

Agora você já sabe o quão importante é implementar a automatização de marketing na sua empresa! Então, deve estar se perguntando: mas como fazer isso?

Por sorte, existem diversas ferramentas e plataformas preparadas para ajudar empresas de todos os tamanhos nesse processo. Mas, é claro, tanta variedade também pode gerar muitas dúvidas.

Afinal, qual é a melhor ferramenta de automação de marketing para sua empresa?

A resposta, infelizmente, é que não existe fórmula mágica. O ideal é que você considere as necessidades do seu negócio e pesquise sobre as opções do mercado para encontrar a melhor solução para você.

No entanto, existem algumas coisas que você precisa levar em consideração durante essa pesquisa:

Quais funções uma ferramenta para automação de marketing precisa ter?

Cada empresa é diferente, o que significa que a melhor solução para você pode não ser a mesma que para seus concorrentes. No entanto, existem algumas características que precisam estar na ferramenta para automação de marketing que você escolher.

Antes de mais nada, sempre escolha uma plataforma capaz de interagir com sistemas que você já utiliza.

Por exemplo, se você já tem uma loja online e páginas nas redes sociais, a ferramenta precisa ter integração tanto com a plataforma na qual sua loja se baseia, quanto nas redes específicas em que a marca está representada.

Outro ponto importantíssimo é a acessibilidade ao usuário. Se a ferramenta que você escolher contar com uma interface simples, que atenda ao fluxo de trabalho das suas equipes, a implementação será mais fácil.

E falando de facilidades, certifique-se de que a ferramenta conta com um time de suporte que possa tirar suas dúvidas ou te ajudar com a plataforma.

Mídias Sociais

Atualmente, as mídias sociais são um dos principais componentes em qualquer campanha de marketing. E não é para menos: é lá que o consumidor está.

Por isso, sua plataforma de automatização de marketing deve contar com maneiras de gerir e, principalmente, analisar os números dos perfis da empresa.

Email marketing

Um dos pilares do marketing digital, o disparo automatizado de emails apresenta um leque infinito de possibilidades para sua empresa. Com ele, você pode:

  • Dar boas-vindas a novos leads;
  • Nutrir leads através de newsletters, envio de ofertas e emails sazonais;
  • Fazer a manutenção do relacionamento com os clientes;
  • Aplicar estratégias de remarketing;
  • Colher feedback;
  • Incentivar engajamento.

E esses são apenas alguns exemplos.

Geração de Leads

Toda boa ferramenta de automação de marketing conta com recursos para a geração de leads. Ou seja, para conseguir novos contatos e oferecer informações a eles, aumentando a probabilidade de vendas.

Você deve procurar plataformas com essas duas principais funções:

Fluxo de nutrição

O fluxo de nutrição é como um plano. Nele, você define qual ação a ferramenta deve executar para cada etapa da jornada de compra dos clientes em potencial.

Veja alguns exemplos de ações automatizadas que, juntas, constroem um fluxo de nutrição:

  • Email de boas-vindas quando o usuário cadastra o email no site;
  • Envio de newsletters semanais com as novidades do blog da empresa e nos produtos;
  • Envio de sugestões de produtos semelhantes quando o usuário faz uma busca na loja online, mas não realiza a compra;
  • Envio de um email perguntando sobre problemas ou dúvidas para clientes que adicionaram produtos ao carrinho, mas não fecharam a conta;
  • Email de agradecimento após a compra;
  • Email solicitando feedback uma semana após o recebimento do produto.
Personalização de campos

A personalização de campos diz respeito à possibilidade de criar comunicações padronizadas que, ainda assim, falem com seu cliente de maneira íntima e pessoal.

O melhor exemplo disso são emails que chamam o cliente pelo nome, e falam sobre produtos que ele comprou ou buscou.

Afinal, veja a diferença entre as duas frases:

“Olá, cliente! Vimos que você fez uma busca no nosso site. Você encontrou o que precisava? Podemos ajudar?”

“Olá Bruna! Notamos que você estava pensando em comprar um dos nossos modelos de microondas. Você conseguiu encontrar o que procurava? Se ficou com alguma dúvida ou precisa de algo, é só falar comigo!”

Muito diferente, não é mesmo? A função de personalização de campos possibilita que mensagens automáticas não percam a sensação de intimidade e atenção que seus clientes esperam.

Gerenciamento de Leads

Pronto, agora você conseguiu leads! Isso é ótimo, mas você também vai precisar de funções que permitam a manutenção e gerenciamento desses contatos.

Por isso, uma ferramenta de automação de marketing deve contar com essas funções:

Segmentação da base

Para que o marketing automatizado seja realmente eficiente, ele não pode deixar de ser relevante. Se você envia o mesmo conteúdo para todos os seus clientes, certamente alguns deles não se sentirão tão bem atendidos assim.

Por isso, é importante que a ferramenta de automação de marketing permita a segmentação da sua base de contatos.

Agrupar seus clientes por interesse ou perfil pode ser muito benéfico para suas estratégias.

Lead Scoring

Lead Scoring é um termo que se refere à análise e pontuação de seus leads, de acordo com sua qualidade.

O lead scoring é muito importante para que sua equipe entenda em quais leads deve concentrar seus esforços. Uma ferramenta que apresente esse recurso pode ajudar a reduzir os custos e melhorar os resultados das suas campanhas.

Integração com CRM

CRM, ou Customer Relationship Management, é uma estratégia de gestão com foco no cliente. Para ser eficiente de verdade, sua ferramenta de automação de marketing precisa estar funcionando em conjunto com a plataforma de CRM.

Isso porque ela contém dados importantíssimos para melhorar a segmentação e ações de marketing que você vai automatizar.  

Relatórios e acompanhamento

Por fim, nenhuma ferramenta de automação de marketing está completa sem a função de gerar relatórios. Preferencialmente, opte por uma plataforma capaz de fornecer dados atualizados em tempo real.

Quanto maior o seu controle dos números da campanha, mais fácil para otimizar, reduzindo custos e erros e potencializando os resultados!

Dicas para aumentar o ROI com a automação de marketing

Agora que você já sabe a importância da automação de marketing, confira as dicas que reunimos sobre como aumentar o ROI da sua empresa com esse recurso:

Manutenção da lista de contatos

Nem sempre uma lista de contatos maior significa uma automatização de marketing mais eficiente. É importante considerar a qualidade dos leads na sua lista, e realizar uma manutenção constante.

Para isso, você precisará de um dado, que normalmente pode ser obtido com boas ferramentas de automação de marketing: a taxa de recebimento dos emails enviados.

Esse índice aponta se existem muitos emails errados, falsos ou abandonados na sua lista de contatos. Fique de olho!

Outra dica é: nunca compre listas de contato prontas, construa a sua. Isso porque essas listas estão cheias de emails desativados e leads de baixa qualidade, já que eles não demonstraram interesse na sua empresa.

Disparar emails para essas listas pode, até mesmo, marcar suas mensagens como spam e trazer problemas para a imagem da marca.  

Automatizar não é generalizar

É preciso que a diferença entre automatização e generalização esteja muito clara durante o planejamento estratégico das campanhas.

Todas as comunicações da empresa devem ser feitas de maneira personalizada, levando em consideração o momento da jornada de compra, perfil e dados fornecidos pelo lead.

Automatizar, inclusive, ajuda sua empresa a manter essa sensação de comunicação íntima sem precisar sobrecarregar sua equipe. Para isso, você precisará contar com os recursos de segmentação de base e campos personalizados, por exemplo.

Lembre-se: o consumidor moderno quer ser tratado de maneira personalizada, com atenção. Não é porque sua empresa envia comunicações automáticas que isso deve ser deixado de lado.

Conclusão

A automação de marketing é um processo essencial para empresas que almejam continuar crescendo cada vez mais!

Com uma estratégia bem definida e a ferramenta adequada, é possível reduzir custos e minimizar os erros. Isso significa que sua equipe tem tempo para se dedicar ao que realmente demanda o talento dela: o planejamento!

Além de errar menos e economizar tempo, eliminando tarefas repetitivas do dia a dia da equipe, sua empresa consegue alcançar muito mais pessoas. Isso tudo sem perder a padronização e qualidade no atendimento.

Quer mais dicas que vão ajudar seu negócio a decolar? Leia também esses outros conteúdos que separamos:

E você, já conta com estratégias de automação de marketing na sua empresa? Divida sua experiência nos comentários e não deixe de perguntar se ficou com alguma dúvida!

Deixar uma resposta

Seu email não será publicado.