Todo empreendedor que se preze (e com bom tino para investimentos em marketing online) sonha com o dia em que o nome de sua empresa será o primeiro a aparecer na lista de resultados em buscas do Google, batendo recordes de acessos, assinaturas de feed e comentários elogiosos.
No entanto, essa não é uma conquista baseada apenas em lançar belas interfaces. Ela também está pautada em promover atualizações frequentes e saber escolher as palavras-chaves certas para levar os usuários da World Wide Web ao seu negócio.
É preciso, antes, definir estratégias certas para se chegar ao público. E uma das opções mais viáveis e interessantes é o blog corporativo. Diferente dos websites, que são baseados em conteúdos mais formais e geralmente fixos, esse tipo de blog tem como princípio estabelecer comunicações mais diretas, abrir um leque de conteúdos e fisgar internautas não só pelo interesse em determinada marca ou produto, mas pelo que significam e são capazes de comunicar com artigos, produções multimídia sobre determinado segmento e, até mesmo, bastidores do ambiente organizacional.
Gostou da ideia? Quer criar o seu? Então anote e coloque em prática as dicas que vamos apresentar agora.
Planeje seu blog
Com tamanha amplitude, grande apelo, possibilidades que parecem não ter fim e acesso cada vez mais democratizado, a internet por vezes dá a ilusão de ser uma verdadeira vitrine em bytes.
E é. Mas não garante sucesso com ações aleatórias. Se quer lançar seu blog, planeje-o. Tenha objetivos claros com ele e, para isso, analise tudo sobre sua empresa: história, conquistas, posição de mercado, concorrência, lacunas a serem preenchidas, produtos ou serviços de maior sucesso. Pense também nos públicos que quer alcançar, sejam eles internos ou externos.
Com tudo isso em mente, ficará mais fácil dar um passo crucial: determinar que tipo de conteúdo quer veicular. Fuja da crença de que basta usar o “CTRL+C” e o “CTRL+V” e despejar materiais online. Seja criativo, personalize as produções, mostre que entende dos assuntos escolhidos. Acredite: isso atrai potenciais clientes e, ao mesmo tempo, fortalece as relações com aqueles que você já tem.
Pesquise páginas já existentes e se inspire
A palavra de ordem é “stalkear”. No bom sentido, claro. Antes de criar seu blog, não se acanhe em navegar pela internet e “espionar” o que já existe disponível no seu segmento de mercado. Cheque quais conteúdos dão certo, avalie os que dão errado, observe as reações dos internautas e, acima de tudo, busque canais e formas de comunicação para implementar.
Não se trata de copiar ações e investir no “mais do mesmo”, mas de ter um termômetro antecipado sobre o que o espera na blogosfera, além de evitar muitos erros. Não deixe de visitar, também, páginas-referência em corporativismo e social media, mesmo que não estejam ligadas ao mercado em que você está inserido.
Toda estratégia de sucesso tem algo a ensinar.
Troque ideias
Não faça qualquer coisa sozinho. Divida o projeto com sua equipe, permita engajamento, peça sugestões. Outro fator importante é recorrer a profissionais do ramo para ter o norte certo em relação ao que pretende fazer. Consultoria faz bem à saúde da sua estratégia de marketing online.
Vão haver seminários, encontros ou eventos ligados a redes sociais e páginas web perto de você? Não deixe de participar. Seja nas palestras ou mesmo no cafezinho dos intervalos, você estabelecerá networking, descobrirá novas possibilidades e amadurecerá ainda mais seus planos.
Mantenha seu blog tão atualizado quanto seu perfil em redes sociais
Quem tem uma conta no Facebook, no Twitter, no Instagram ou qualquer outra plataforma sabe como é: os dedos coçam para digitar atualizações com frequência, divulgar fotos, contatar pessoas.
Pense no seu blog corporativo dentro dessa mesma lógica: não coloque-o na internet e o deixe abandonado às traças digitais. Estabeleça um planejamento com rotinas de postagens e mantenha-o lançando conteúdos frescos.
Entrar em páginas com materiais excessivamente antigos não causa boa impressão ao internauta.
Avalie os resultados
Com o blog corporativo lançado e o trabalho a todo vapor, não deixe de fazer um diagnóstico com o feedback recebido pela página. Além de ajudar nas próximas decisões a serem tomadas, essa atitude pode funcionar, inclusive, como motivador — seja para corrigir deslizes, seja para impulsionar ainda mais o que está dando certo.
E o melhor: há aplicativos e ferramentas disponíveis para te ajudar nessa tarefa de mensuração.
Pronto para deslanchar na criação de um blog corporativo ou ainda tem alguma dúvida? Deixe suas perguntas nos comentários!