Como analisar os dados do seu e-commerce

Um e-commerce é capaz de gerar uma quantidade muito grande de dados que, ao serem devidamente processados, podem se tornar informações preciosas. Informações com grande potencial para identificar oportunidades, detectar problemas, que podem ser úteis para a gestão da sua loja virtual.

No post de hoje iremos abordar algumas análises que vão além de mensurar dados de e-commerce no Analytics e que podem ajudar diretamente no acompanhamento da performance e métricas do seu e-commerce. Deseja aprender novas formas de avaliar seu negócio? Então acompanhe!

Agrupamentos

A grande maioria das lojas virtuais possui informações de clientes, consumo e pedidos armazenados, mas ainda assim têm dificuldades para qualificar leads. Alguns gestores utilizam esses dados para realizar levantamentos de vendas, por exemplo. Mas, além disso, é possível determinar, através desses dados, os perfis dos clientes, dos produtos e saídas.

Com isso, torna-se possível classificar os consumidores por volume de vendas, tipo de itens que são comprados, agrupar os produtos por frequência de saída, identificar sazonalidades, entre outras coisas. É possível também alocar clientes e produtos em grupos específicos, identificando estratégias de vendas que sejam mais adequadas a esses perfis.

Localização dos clientes

Através do banco de dados de clientes, é possível identificar localizações e elaborar estratégias de marketing com divulgação nesses locais, onde os possíveis consumidores estão. Isso possibilita determinar ações que terão potenciais para alavancar as vendas do seu e-commerce.

Análise das vendas

Analisando as vendas da loja virtual em determinados períodos de tempo é possível identificar sazonalidades, fazendo previsões de demandas futuras.

Isso é especialmente importante quando a loja virtual possui estoque físico das mercadorias. Fazendo a mensuração de dados Como analisar os dados do seu e-commerce é possível saber exatamente qual quantidade comprar e em quais períodos. Isso ajudar a ter um estoque bem planejado – sem precisar ter muitos produtos parados, ou correr o risco de faltar itens para atender os clientes e acabar perdendo a venda em decorrência disso.

Lembrando que esse planejamento também influencia diretamente na gestão financeira do negócio, pois o dinheiro que é empregado na compra de estoque desnecessário representa menor disponibilidade de recursos em caixa.

Taxa de conversão

A análise das taxas de conversão pode auxiliar o gestor a entender melhor em qual etapa da venda os clientes desistem da compra e identificar pontos de melhoria que auxiliam a diminuir as desistências.

Por exemplo: através desse acompanhamento é possível saber a quantidade total de visitas, quais acrescentam produtos nos carrinhos, quais chegam até a página de pagamento e quais desistem da compra no ato do pagamento. Note que podemos avaliar além da taxa de conversão, onde se encontram as principais barreiras para que o cliente finalize a compra, bem como quais são as etapas mais críticas nesse processo.

Confira também como criar um Funil de Vendas e como utilizá-lo.

Itens comprados em conjunto

Muitos clientes de e-commerce acabam comprando mais de um produto em lojas virtuais. A análise de produtos que são comprados junto com outros permite fazer associações e sugestões no ato da venda.

Vamos utilizar como exemplo uma loja virtual de produtos eletrônicos. O gestor dessa loja identificou, através de relatórios, que a maioria dos clientes que comprou um computador acabou comprando também um pendrive. Dessa forma, é possível fazer promoções ou até mesmo utilizar a estratégia do tipo “quem comprou este produto também viu…”.

Mas estas são apenas algumas análises que podem ser usadas para avaliar o desempenho do seu negócio, mas certamente existem outras avaliações que também podem ser utilizadas. O importante é que o gestor tenha em mente que além do Analytics, ele pode obter novas informações que o auxiliam a ter visões amplas e de vários ângulos do desempenho que o seu e-commerce apresenta.

Você utiliza alguma análise além do Analytics para mensurar os resultados do seu negócio? Não deixe de compartilhar suas experiências conosco através dos comentários!

Guia de Taxas de Conversão de Mercado para Inbound Marketing

Tagged under:

Deixar uma resposta

Seu email não será publicado.