Como converter seus leads ainda mais

leads

Uma das principais metas de gestores de marketing digital é converter mais leads em clientes, ou seja, transformar alguém que demonstrou um pequeno interesse em adquirir algum produto ou serviço da empresa em um real cliente.

No entanto, como bem sabemos, isto é bem mais complicado do que parece. Os motivos para que os leads não convertam podem ser os mais diversos, indo desde baixo investimento em materiais e conteúdos que despertam vontade nos consumidores, até a equipe de vendas trabalhando basicamente em ambiente externo, de forma pouco eficiente.

Confira no post de hoje algumas dicas que vão te ajudar a qualificar melhor os seus leads e aumentar as suas chances de conversão:

Faça E-mail Marketing Segmentado

Em suas campanhas de e-mail marketing, não envie a mesma mensagem para todos os seus leads. Segmente a sua lista, direcione sua comunicação, de preferência, através da automação de marketing. Assim você tem uma probabilidade muito maior de enviar o conteúdo e link certo para o público exato, trabalhando com precisão e aumentando as suas chances de conversão.

Não deixe de personalizar o e-mail com informações demográficas, conforme a localização, o gênero e a faixa etária da sua base de leads. Além disso, existe a possibilidade de criar estratégias para os potenciais clientes que mais abrem os e-mails, através de um fluxo de nutrição — tática que explicaremos logo abaixo.

Não esqueça de nutrir seus leads

O fluxo de nutrição é uma técnica de impulsão de vendas por meio de disparos de e-mails não só fazendo a segmentação como explicado no tópico anterior, mas também oferecendo conteúdo ainda mais relevante, tal como ofertas e promoções direcionadas para aquilo que o visitante demonstrou mais interesse ao navegar em sua página.

A estratégia visa trabalhar na curiosidade dos visitantes, aumentando a possibilidade de que retornem ao site e amadureçam as suas intenções de compra. A nutrição de leads é uma excelente tática, que é muito facilmente implementada se você dispõe de uma ferramenta de automação de marketing para encaminhar os seus leads no princípio do funil de vendas, de uma maneira bem sutil para os estágios que estão por vir.

Entenda as etapas do funil de vendas e identifique onde se encontra o seu lead:

Primeiro contato

Ainda não existe cadastro do usuário no banco de dados. Este lead deverá ser analisada, a fim de verificar se tratar de alguém que se enquadra no público-alvo da empresa.

Prospecção

É o próximo passo após a identificação do prospect — se tem compatibilidade com a sua persona. Nesta fase é realizado um contato inicial em que o lead e o empreendimento se alinham para a próxima fase do funil.

Qualificação

Trata-se de uma das fases mais críticas e importantes, pois é exigida muita atenção e paciência. É hora de analisar o prospect, a fim de fazer propostas eficientes.

Negociação

Aqui o cliente e você acertam os valores, formas de pagamento, contratos, etc. Mas calma, o cliente ainda pode desistir.

Venda realizada

Com o negócio realizado e ambas as partes satisfeitas, é o momento de continuar encantando este cliente para fidelizá-lo.

O gestor de marketing digital precisa conhecer a fundo as suas etapas do funil de vendas. Dessa forma, consegue melhorar o planejamento de disparo e conteúdo, otimizando os fluxos da campanha e, claro, o processo de conversão.

Mantenha sua base atualizada e atente-se ao conteúdo e formatação das suas campanhas

Mantenha a sua base de clientes sempre atualizada e tente oferecer opções de atendimento em tempo real — grande forma de “prender” o comprador e não perder a oportunidade de convencer o lead.

Fique ligado no timing das suas campanhas. Como no modelo de newsletter, a quantidade e a frequência de e-mails encaminhados é algo que deve ser pensando e analisado com calma. Não é legal lotar a caixa de e-mail do seu potencial cliente, pois termina transformando o que seria uma solução em uma péssima experiência.

Cuide também da formatação e conteúdo das mensagens: esqueça o HTML e utilize apenas textos. Parece chocante, não é? Mas acontece que, quando um e-mail parece que foi escrito por um “ser humano”, a chance dele ser aberto é bem maior.

E, no fim das contas, não importa o quão lindo é o layout do seu e-mail se ninguém abrir para lê-lo, não é? Nesse sentido, pensar em uma boa estratégia de marketing de conteúdo é fundamental para fazer com que você nutra os seus leads e consiga ainda mais conversões.

Lembrando que uma ferramenta de automação de marketing contribui enormemente para a melhor o desempenho e organização da equipe de marketing no desenvolvimento e implementação de todas essas estratégias.

Para saber mais a respeito de conversão e qualificação de leads, acesse nossos outros posts:

E você, gestor, como anda o processo de conversão da sua empresa? Já tem um fluxo de nutrição bem definido com as etapas do funil de vendas do seu negócio? Compartilhe com a gente as suas dúvidas e continue por dentro de mais novidades aqui no blog!

Guia de Taxas de Conversão de Mercado para Inbound Marketing


Tagged under:

Deixar uma resposta

Seu email não será publicado.