Como gerar novos negócios B2B com o Marketing Digital

Você gostaria de gerar novos negócios B2B para o seu negócio?
Estar em busca de novos negócios deve ser rotina constante de qualquer empresa, de qualquer ramo ou segmentação. Tal crescimento pode ser resultado de um agregado de fatores, como aumento da percepção de valor do produto/serviço ofertado, upsell das vendas e, não menos importante, a geração de novos negócios.
Mas como gerar novos negócios B2B on-line?
Vender para outras empresas não costuma ser uma tarefa fácil. A demanda por seu serviço ou produto parece pequena. O cliente é mais exigente. O tempo de consideração da compra é maior.
Entretanto, o seu mercado é gigante, mas você continua com pouca influência sobre ele. Provavelmente, na tentativa de compreender o porquê tem sido tão difícil fechar novos contratos, já tenha passado por sua cabeça: “Por que será que é tão difícil atingir o público certo?” ou “Como acelerar o processo de tomada de decisão do cliente?”
Alcançar uma melhor performance do negócio tendo como principal (ou único) cliente uma outra empresa possui diversas peculiaridades. A busca por um melhor desempenho está diretamente ligada a 3 fatores, que são: ter uma alta demanda, ser o melhor da sua área e ter muito conteúdo on-line.
E como fazer isso? Sua empresa precisa se reposicionar no mercado. Adotar novos estratégias de crescimento e estreitar relações com os clientes. Uma solução para tais impasses seria a adoção de uma transformação digital.
Reunimos algumas dicas que podem ser juntos nesta jornada de grandes mudanças e, consequentemente, na conquista de novos resultados.
O novo posicionamento B2B
Não é fácil fazer algo novo. Redesenhar processos. Redefinir a cultura de uma empresa. A resposta para cada ponto é condicionante a diversos fatores, logo, não há uma resposta pronta para tal.
Entretanto, podemos ajudá-lo a descobrir quais caminhos você não deve seguir.
1 – Não seja igual aos outros
“Tenho esse produto e esse processo que ninguém tem. Sou único no mercado.”
Quando trabalhamos há anos com o mesmo propósito, missão e objetivos, tendemos a negligenciar a adoção de uma postura mais crítica acerca do desempenho dos negócios. Logo, é interessante fazer a seguinte reflexão: “Meu produto é o melhor do mercado? Os processos que sigo são os mais produtivos e eficientes? Há algo a melhorar? Como sou visto pelo meu cliente?”
Busque a disrupção. Pense em novos modelos de negócios: por assinatura, por aplicativos, utilizando novos canais de aquisição de clientes. Reflita acerca dos seus processos. Analise como anda o sistema de atendimento ao cliente.
Não tenha medo de mudanças. Mude quantas vezes for necessário até chegar a um negócio realmente inovador.
2 – Não construa uma estratégia marketing tímida
A cada dia, surgem novos meios de se comunicar com o público.
Fazer posts comemorativos do “Dia da Árvore”, por exemplo, não ajudará você a vender mais, nem a mudar a mudar a forma como seu negócio é visto.
O novo Marketing é simples. É preciso ser assertivo, direto, claro e oferecer algo que tenha valor ao leitor. Fale sobre o mercado, notícias do segmento. Dê dicas para o negócio do seus clientes. Forneça artigos, vídeos, lives, infográficos, podcasts.
E, quando for necessário falar de si mesmo, não seja tímido. Posicione-se como você é. A sinceridade on-line gera credibilidade. As pessoas são atraídas por ela. Gostam de ter acesso a verdade e à vida real.
Dicas práticas para gerar mais negócios B2B
Você, sócio ou colaborador de uma empresa B2B, sabe que não é tarefa simples realizar uma nova venda. O alto custo da venda, ou até mesmo o custo logístico, fazem seu cliente considerar muito antes de fechar negócio.
Por outro lado, você também reconhece a importância de prospects e interessados em seu produto ou serviço. Isso porque é muito difícil atingir o público correto e fazê-lo solicitar um orçamento logo nos primeiros contatos.
Por isso, é muito importante investir em uma estratégia de captação eficiente destes prospects e manter um relacionamento sustentável com eles. Para tal, podemos considerar:
- O marketing digital apresenta muitas soluções práticas e assertivas, que podem facilitar a vida do comercial em seu negócio, mantendo um controle eficiente sobre esses prospects.
- Associe uma estratégia de marketing digital com mídias digitais pagas. A vantagem do digital com relação à compra de mídia tradicional é que você consegue segmentar precisamente seus anúncios, atingindo o público-alvo que deseja.
Através desse tipo de estratégia, é possível também identificar a jornada de compra do seu cliente, que se trata do mapeamento de todas as etapas passadas pelo seu cliente antes de realizar a compra do seu produto/serviço. Tal conhecimento permite que a criação de mídias que atendam prospects em diferentes pontos dessa jornada.
Para isso tudo funcionar, é importante estar atento a alguns detalhes:
1. Faça um análise da presença digital de sua empresa B2B
Não somente no mercado B2B, mas o mercado como um todo está passando por uma ruptura com mudanças drásticas, em diversas áreas.
Hoje, são seus clientes que te buscarão, usando tudo o que a Internet lhes oferece. A comodidade atual é fazer tudo digitalmente, sem a presença do intermediador físico.
Por isso, é importante que sua empresa B2B esteja presente na web, para que seus clientes possam encontrá-lo para fechar negócios com você. Mas não basta ter um site ou uma página simples. Ter as informações sobre seus serviços ou produtos e com os dados de contato é apenas o primeiro passo.
Presença digital é todo dia trazer algo novo para o digital. Eu aposto que você tem muitas ideias e pensamentos legais sobre o seu setor todos os dias.
Por que não gravar uma transmissão ao vivo diária de 5 minutos para falar sobre o mercado?
2. Defina as palavras-chave de seu site (SEO)
Seu site ou página deve ter um bom planejamento de SEO. Isso significa que seu site deve ser construído (ou reformulado) com base nas palavras-chave pelas quais você quer ser encontrado e que tenham relação com seu negócio.
Otimizar sua página ou site com palavras-chave torna mais fácil que clientes potenciais o encontrem nos mecanismos de busca da Internet. Como gerar novos negócios B2B quando seu cliente não o encontra?
Busque profissionais habilitados e de qualidade para te ajudarem nesse sentido. Use ferramentas e softwares que utilizem de tal metodologia. A realização de um investimento com o foco de atrair mais visitantes qualificados pode trazer ótimos retornos ao negócio.
3. Alie redes sociais ao marketing de conteúdo
As redes sociais são uma ótima opção de plataforma para quem quer dar início a um planejamento de marketing digital, mas com um baixo investimento.
Criar uma página para seu negócio B2B nas redes sociais corretas é bastante recomendado, pois existe a possibilidade de segmentar seu público-alvo e encontrar bons clientes e parceiros de negócios.
Para empresas B2B, Facebook e LinkedIn são as redes sociais mais indicadas. Elas permitem que você forneça detalhes em específico sobre seu negócio, além de serem otimizadas para a manutenção do relacionamento com seus clientes e interessados. Além disso, elas permitem que você distribua conteúdos produzidos por você e sua equipe, acerca de seu negócio, sua empresa e ramo de atuação.
O chamado marketing de conteúdo é muito importante em negócios B2B, visto que você tem a oportunidade de proporcionar ao seu cliente informações para ele relevantes e que sejam relacionadas ao que você vende. Além disso, tal modelo te permitirá desenhar todo o seu ciclo de vendas, desde a captação do prospect até o momento de fechamento do negócio.
Utilizando um blog para publicar seus materiais e conteúdos e distribuindo-os com a ajuda da página de seu negócios nas redes sociais, você poderá captar muitos novos clientes e interessados, tornando-se referência e autoridade acerca daquilo que trabalha.
Conclusão
Como vimos, é possível buscar formas inovadoras de gerar novos negócios B2B. O marketing digital apresenta uma diversidade de ferramentas, que permitem ao empresário efetuar novas vendas, de maneira assertiva e constante.
Invista em uma estratégia digital consistente. Analise sua presença web e assegure-se da qualidade dessa presença.
A criação de um blog permite distribuir conteúdo próprio sobre sua empresa B2B. Assim, você pode atrair clientes em diferentes estágios dentro do ciclo de venda. A distribuição via redes sociais desse conteúdo também ajuda na captação de prospects qualificados.
Uma das metodologias do marketing que unem todas essas ferramentas e práticas é o chamado Inbound Marketing. Seu formato permite que diversos segmentos de negócios – inclusive os negócios B2B – possam gerar mais prospects e novas oportunidades de vendas a partir da produção e distribuição de conteúdo direcionado para o público certo, que tem maior potencial em fechar negócios, otimizando assim toda a cadeia.
Fale agora com a 360DBI e veja como o marketing de conteúdo e o Inbound Marketing podem gerar ainda valor para seu negócio. Juntos, entenderemos qual a estratégia ideal para sua empresa, otimizando assim seus resultados.