Como provar o Valor de sua Campanha à Diretoria

valor de campanha

A análise do valor de campanha é essencial para descobrir se as suas estratégias de marketing digital estão gerando resultados eficientes ou simplesmente desperdiçando tempo e dinheiro.

Cada vez mais, a divulgação de um produto se torna uma das etapas mais essenciais para determinar o sucesso ou fracasso das vendas do seu empreendimento.

Criar uma estratégia de marketing eficiente requer dedicação e investimentos, por isso é preciso tomar cada passo com muito cuidado e planejamento para não sair no prejuízo!

Para descobrir se uma campanha realmente correspondeu às expectativas e compensou o uso dos recursos investidos, é preciso calcular o que é chamado de valor de campanha.

Este conceito nada mais é do que a análise dos resultados de divulgação e a comparação entre os valores investidos e os recursos ganhos por meio da campanha.

Neste post, você vai entender como uma estratégia eficiente é desenvolvida e aprenderá a calcular o valor de campanha em relação aos resultados. Clique aqui para aprender a criar uma campanha de funil de vendas!

O que o marketing representa para sua empresa?

Antes de tudo, é preciso entender como o marketing é visto pela sua empresa: ele é classificado como um investimento ou um gasto?

Não é difícil encontrar empreendimentos que não olham para o marketing como uma etapa essencial para promover o sucesso do produto.

São nestes casos em que é preciso desenvolver um planejamento ainda mais detalhado e cuidadoso para mostrar à diretoria o quão rentável pode ser uma campanha de divulgação.

É necessário provar que a implantação desta nova estratégia está de acordo com as metas comerciais do empreendimento e pode trazer retornos consideráveis, tanto para a relação da empresa com o público quanto para o seu posicionamento e relevância no mercado.

A seguir, você aprenderá a desenvolver uma campanha de sucesso e também como provar o valor que ela traz à sua empresa!

Quais são os gastos de uma campanha?

Não tem como fugir: uma campanha digital de qualidade exige uma série de investimentos importantes!

Do desenvolvimento de um website e plataforma e-commerce até a divulgação do produto. Diversos gastos estão envolvidos para construir a melhor estratégia possível.

Entretanto, existe sempre a opção de utilizar apenas recursos gratuitos e fazer apenas o que é possível dentro das restrições destes. Mas temos certeza que não é assim que você quer tocar sua campanha.

As opções gratuitas costumam não oferecer ferramentas de personalização ou acompanhamento dos resultados. Ou seja, você pode acabar saindo prejudicado por não criar uma divulgação com sua cara ou sequer conseguir acessar as estatísticas da campanha.

Os principais investimentos para criar uma campanha são:

  • Equipe: caso você não possua um setor voltado do marketing, é interessante contratar o serviço em uma agência ou até com um freelancer;
  • Plataforma online: o site em que seu produto será divulgado precisa ter tudo a ver com o seu cliente, não se esqueça;
  • Divulgação nas mídias: é necessário espalhar o nome da sua marca por meio das redes sociais, anúncios, links e artigos patrocinados, etc.

Se você confia no seu produto, é preciso investir nele para que o retorno chegue logo depois. Planeje o seu orçamento e coloque as mãos na massa!

6 dicas para criar uma campanha digital

Se você quer captar leads, marcar a presença da sua marca ou apenas fechar vendas não há melhor opção do que os meios digitais para te levarem ao seu objetivo.

Uma campanha digital exige pesquisa sobre o mercado, o público e o seu posicionamento diante de ambos. O que seu produto representa e como o público se relaciona com ele?

Depois de dar o pontapé inicial ao responder essas duas simples questões, confira 6 dicas para elevar o valor de campanha do seu projeto.

Mantenha-se presente

Não adianta apenas criar a sua plataforma ou perfil nas redes sociais e simplesmente deixar por isso mesmo, achando que tudo vai se desenrolar sozinho. É preciso se mostrar presente e pronto para atender o seu cliente sempre que ele precisar!

Detalhes como estes você descobre na pesquisa inicial, onde traça o perfil do seu público-alvo e descobre quais são seus hábitos de consumo e interação na internet.

Sempre que precisamos de algo, a primeira coisa que fazemos é buscar na internet, não é? Se você encontra um site completamente abandonado, sem atualizações recentes ou avaliações, ele já sai da sua lista.

Prepare um planejamento de posts para oferecer conteúdo periodicamente ao seu cliente, além de sempre estar de olho nas respostas e tentar interagir ao máximo!

Disponibilize conteúdo de qualidade

As pessoas clicam em quase todo tipo de conteúdo, mas o que as faz permanecer e interagir com um produto ou site é a qualidade do conteúdo.

Por mais que você consiga atrair milhares de clicks à sua página de vendas, poucos deles se transformarão em lead ou compra caso o conteúdo não corresponder à expectativa do visitante, que costuma ser sempre alta.

Além disso, o conteúdo de qualidade é um fator obrigatório para alcançar as melhores posições nos sites de busca, o que também é essencial para aproximar o cliente do seu produto.

Não esqueça o SEO

O SEO (“Search Engine Optimization”, ou otimização de sites, em português) reúne um conjunto de técnicas que, se aplicadas no seu conteúdo, podem tornar o seu site cada vez mais relevantes nas buscas do Google.

Por meio do uso das palavras-chave, inserção de links e otimização da página você pode ser classificado pelos buscadores como um site completo e ideal para resolver a dúvida dos usuários.

Alcançar as primeiras páginas dos buscadores significa receber mais visibilidade e ter mais cliques e visitas que podem ser transformadas em vendas de sucesso.

Conheça bem seu público

Nos passos iniciais da campanha, é traçado um perfil do seu público-alvo. Entretanto, é preciso saber mais do que a faixa etária e gênero do seu cliente. É indispensável conhecê-lo e entender como ele se comporta na internet.

Quanto mais detalhes você possui sobre o seu cliente, mais precisa e objetiva se torna a sua campanha. Algumas perguntas precisam ser respondidas na sua pesquisa para facilitar o planejamento de um conteúdo eficiente:

  • Quais sites ele costuma visitar?
  • Quais assuntos lhe interessam?
  • Qual linguagem é mais clara para ele?
  • Como ele costuma fazer buscas no Google?

É preciso manter o cliente sempre em primeiro lugar. Não apenas na criação de conteúdo, mas também no desenvolvimento do site é necessário considerar o que ele acharia da experiência completa e se ela atende o que ele busca.

Estabeleça metas

De que adianta criar um planejamento se você não sabe aonde quer chegar com ele?

As metas funcionam como guias para o andamento de uma estratégia. Quando o objetivo está estabelecido, a equipe sabe o que está buscando quando analisa os resultados da campanha e entende as mudanças que precisam ser feitas ao longo do caminho para alcançar a meta.

Estabeleça metas a curto e longo prazo para avaliar a evolução do seu projeto e entender o que está sendo da maneira correta e o que precisa ser corrigido para atingir os objetivos maiores.

Adapte sua campanha ao formato mobile

Segundo o IBGE, o celular se tornou o aparelho nº1 para acessar a internet. Sendo assim, toda a campanha desenvolvida para o PC precisa ser adaptada ao formato mobile.

Nem tudo que está funcionando perfeitamente no PC se encaixa nos parâmetros dos smartphones. Como o número de vendas consolidadas por meio do mobile está crescendo, é essencial adaptar estes pontos e oferecer a melhor experiência para seu cliente em ambos formatos.

Desde o design especial para o formato da tela até a criação de páginas com carregamento mais rápido e responsivo, os pequenos ajustes como esses podem tornar sua campanha acessível em qualquer aparelho.

5 erros que você deve evitar para criar uma campanha de sucesso

Assim como detalhes podem elevar o seu valor de campanha, outros pequenos fatores também podem fazer toda a diferença e destruir a sua estratégia de marketing.

Como mencionamos anteriormente, uma campanha requer muita pesquisa e dedicação para se manter relevante e sempre gerando resultados positivos. Tanto a empresa quanto a diretoria precisam entender a importância do processo para que ele atenda as expectativas.

Para proteger a campanha de qualquer fracasso, fique atento aos 5 erros que você não pode cometer para criar uma divulgação de sucesso.

Não priorizar o público-alvo

O cliente está sempre em primeiro lugar e esta é uma regra que não pode mudar nunca.

Cada passo do planejamento e da execução da campanha precisam ser calculados tendo o público-alvo como prioridade total.

Se a sua divulgação não tem nenhuma relação com o usuário ou não está posicionada em um local que ele costuma visitar, como ela pode gerar resultados?

A pesquisa de público é um material que será consultado pela equipe durante todo o processo, até mesmo quando for necessário responder as dúvidas dos clientes depois que a campanha estiver em ação.

Investir tudo em uma estratégia só

Quanto mais diversificada for a sua campanha, maiores são as possibilidades dela alcançar um público maior e gerar resultados.

Cada rede social ou plataforma de anúncios possui suas particularidades e atinge o seu público de uma maneira. Estar presente nas mais relevantes para o seu público faz com que a presença da sua marca se torne mais ampla e efetiva.

Além disso, investir todos os seus recursos em um único caminho traz mais riscos ao valor de campanha do seu projeto. Se aquele único meio não gerar o resultado esperado, toda a estratégia de marketing é tida como um fracasso.

Falta de planejamento

Já dissemos que a campanha de marketing deve ser fundamentada com uma pesquisa minuciosa e um planejamento baseado em metas.

Ambos são os passos essenciais para determinar o desenvolvimento da campanha, ou seja, sem qualquer um dos dois ou ambos, a estratégia está fadada a fracassar ou enfrentar grandes dificuldades, no mínimo.

É claro que mudanças podem ocorrer no meio do caminho para alcançar os objetivos estabelecidos, mas um planejamento inicial é essencial para guiar os primeiros passos da divulgação e apontar onde é preciso agir para gerar resultados.

Não acompanhar os resultados

Como você sabe se está próximo ou não de alcançar as metas estabelecidas no planejamento se nem consultou os números gerados pela campanha até agora?

Estar ciente da repercussão da sua divulgação é um passo essencial para descobrir se você está ou não no caminho certo.

Muitas vezes, a avaliação dos resultados pode indicar estratégias que podem ser modificadas para melhorar o desempenho, assim como pode apontar que a campanha está correndo muito bem e só precisa de gerenciamento para alcançar o objetivo.

Não deixe para analisar os números apenas no final da divulgação, os relatórios constantes apontam oportunidades de ouro que podem elevar o seu valor de campanha.

Ignorar as metas

A meta é a grande referência que o planejamento precisa para saber onde deve ser direcionado, portanto, a falta dela pode desordenar todo o funcionamento da campanha.

Não há motivo para construir uma campanha de divulgação se você não sabe aonde precisa chegar com ela.

Você precisa gerar leads? Fechar vendas? Solidificar sua presença nas redes sociais? É indispensável estabelecer as suas intenções para construir uma estratégia eficiente.

É recomendado estabelecer metas realistas, que possam ser alcançadas por meio dos recursos que estão disponíveis ao seu empreendimento e em um período de tempo viável para a equipe.

Entretanto, isso não significa que as metas não devem ser desafiadoras e ambiciosas. Afinal, o objetivo principal da maior parte das campanhas é fazer com que a marca cresça e se torne cada vez mais relevante para o público e o mercado.

O que é o ROI e o que ele representa?

Tão importante quanto o valor gasto em uma campanha, é o que ela trouxe de retorno para a empresa. Isso pode ser calculado por meio do ROI (Retorno Sobre Investimento).

O ROI é o principal relatório que pode provar o seu valor de campanha para a diretoria. Por meio da comparação entre os investimentos e os ganhos de um projeto, o ROI calcula a porcentagem de retorno.

A técnica pode ser utilizada em outros projetos e estratégias além da campanha de marketing, já que funciona para calcular o retorno de um processo ainda desconhecido para a empresa.

Por meio do resultado, é possível descobrir se a campanha atendeu as expectativas dentro do valor que foi investido ou trouxe mais gastos do que ganhos.

Motivos para calcular o ROI da sua campanha

O ROI pode parecer um cálculo simples, mas é o método mais objetivo de calcular o retorno da sua estratégia e determinar se é viável para a empresa adotá-la novamente ou se é necessário cortá-la dos planos.

Se você está buscando por um relatório que pode apontar com precisão se uma campanha deu certo ou não, o ROI é sua melhor opção.

Entenda porque o ROI pode fazer toda a diferença nos seus próximos planejamentos de marketing!

Melhorar as estratégias

Caso o ROI aponte que uma das suas campanhas não trouxe tantos ganhos quanto você imaginava, surge a oportunidade de analisar o planejamento com mais cuidado e perceber os pontos que podem ser melhorados para outra tentativa.

Por outro lado, você também pode descartar completamente uma ideia que não deu certo e utilizá-la como exemplo para não cometer os mesmos erros e alcançar um percentual maior de ROI na próxima estratégia.

Tornar a campanha mais rentável

Quando os resultados ROI apontam que os ganhos foram só um pouco maiores que os custos, é o momento perfeito para analisar quais gastos da campanha podem ser reduzidos para gerar mais retorno na próxima vez.

Além de utilizar o cálculo para novas estratégias, é interessante utilizá-lo para calcular o retorno de outros investimentos em marketing que a empresa já possui.

Por exemplo, que tal consultar quanto você está ganhando com os anúncios no Facebook? É uma forma de otimizar os investimentos em marketing e abrir espaço para gastos mais inteligentes.

Solidificar sua reputação

Avaliando o ROI das suas estratégias, você pode estar constantemente aplicando melhorias na campanha. E sabemos que conteúdo de qualidade é sempre o fator determinante para conquistar o público e consolidar as vendas.

Passe a utilizar este cálculo como uma oportunidade de sempre levar as suas estratégias ao próximo nível. De forma que sua marca eventualmente será reconhecida pela excelência e objetividade.

Como calcular o ROI?

O cálculo do ROI exige que você tenha os relatórios com os gastos investidos na campanha. E também os ganhos obtidos por meio dela.

Com isso, basta seguir a fórmula: (Retorno – Investimento) / Investimento. Este resultado é multiplicado por 100 para chegar ao percentual ROI.

Vamos fazer um exemplo! Supondo que uma empresa investiu R$5.000 em uma nova campanha de marketing e obteve R$15.000 de retorno. A conta ficaria assim:

(15.000 – 5.000) / 5.000 x 100 = 200%

Ou seja, a campanha obteve um percentual de retorno sobre investimento de 200%. O que significa que ela foi um sucesso, já que cobriu totalmente o valor investido e ainda trouxe lucros consideráveis.

Como provar o valor de sua campanha à diretoria

Contabilizar as suas visitas, leads e clientes obtidos a partir das campanhas é a principal maneira de avaliar a efetividade do seu marketing.

A análise precisa ser periódica e não apenas aplicada em novas campanhas de marketing, já que o investimento na construção da sua marca é constante.

Além do ROI, outras informações devem fazer parte dos seus relatórios para que a diretoria entenda tudo o que está sendo feito e como suas ações chegaram ao resultado apresentado:

  • Situação do funil de vendas: quantos visitantes, leads, oportunidades e novas vendas foram gerados no período? Apresentar uma visão geral sobre os resultados ajuda a equipe a entender as ações escolhidas e enxergar onde podem surgir oportunidades.
  • Retorno por fonte de tráfego: por mais que uma visualização do quadro geral é muito importante para mostrar a evolução da campanha, também é fundamental ter o controle de quais são os canais que estão gerando mais leads e vendas. Assim, fica mais fácil apontar o que precisa ser melhorado ou eliminado da estratégia.
  • Performance de campanhas de email e landing pages: a análise das taxas de conversão, abertura e cliques, assim como as vendas vindas desses canais é essencial para reportar os resultados e identificar pontos de melhoria.

Não é toda empresa que pode investir em novas campanhas e estratégias de marketing sem saber se haverá o retorno de recursos.

Portanto, é preciso reunir o máximo de informação possível durante o  planejamento para fundamentar uma campanha sólida e bem direcionada.

Conclusão

Provar o valor de campanha é um desafio constante. Com tantos números, metas e objetivos, fica difícil identificar se o marketing está realmente atuando como departamento estratégico dentro da empresa.  

A diretoria quer resultados! Mas como é possível provar os resultados para eles? A primeira opção pode ser o cálculo do ROI, que é feito depois de obter os resultados dos ganhos obtidos pela campanha.

Por outro lado, há como apresentar um planejamento detalhado e baseado em pesquisas confiáveis antes mesmo da campanha começar, apontando que ela tem um propósito alinhado com a empresa e suas metas.

A verdade é que o marketing se tornou indispensável para um empreendimento que busca se manter relevante no mercado e na opinião do público.

Aprenda mais sobre o assunto com os artigos que já escrevemos para você:

Agora que você sabe como elevar e apresentar o seu valor de campanha, está pronto para levar sua marca ao próximo nível? Conte tudo sobre sua experiência nos comentários e também deixe suas dúvidas!

Deixar uma resposta

Seu email não será publicado.