O cliente de hoje em dia já não é o mesmo de alguns anos atrás. Enquanto antigamente a informação vinha até eles, agora ocorre o oposto: qualquer um pode buscar dados e fazer comparações em tempo real através da internet, com seus gadgets ou computadores. E, por conta disso, o profissional de marketing também precisou se adaptar: é indispensável ter uma série de conhecimentos distintos e poderosos para chamar a atenção desse novo consumidor tão exigente!
Existem alguns pontos que devem estar bem frescos na memória de todos os profissionais que trabalham na área para que eles conquistem os melhores resultados. Quer descobrir quais são esses novos conhecimentos? Confira no texto a seguir:
1. SEO e Redes Sociais
O Search Engine Optmization ou SEO é a nova onda do momento. Hoje se sabe que os sites que possuem melhor ranqueamento nos serviços de busca, como o Google, são os que conseguem conquistar mais clientes. Estar por dentro dessa metodologia é primordial, pois praticamente todo consumidor faz uma busca online antes de efetuar alguma compra.
Então dá para ter ideia do impacto que isso traz, não é? Conhecendo essas técnicas, o profissional de marketing vai poder desenvolver sites e páginas otimizadas para os buscadores mais utilizados. As redes sociais não ficam atrás: existem pessoas que passam o dia todo checando as suas. Saber usar esse canal para divulgar as marcas e produtos da empresa vai melhorar o relacionamento e estreitar os laços com o seu público-alvo.
2. Programação
É indispensável ter boas noções das principais linguagens de programação. São elas que estão por trás da internet e fazem os sites funcionarem. Dentre as principais está o HTML, base para construir os endereços virtuais, e o CSS, que faz a definição de cores, tamanhos e o posicionamento dos elementos na página.
Você não precisa ser um mestre em programação, mas saber os termos mais usados, as linguagens e suas tendências é sempre bem visto. Além de ser muito útil no dia a dia!
3. Estatística e Análise de Dados
A internet tem uma vantagem para quem sabe aproveitar: tudo nela é mensurável. O profissional de marketing não precisa ser um mestre da matemática nem saber fazer contas de cabeça. O que isso quer dizer é que quem conhece os conceitos estatísticos e sabe fazer uma boa leitura de dados vai poder verificar de forma mais precisa os resultados numéricos de praticamente tudo o que acontecer. Ações, campanhas virtuais, tudo pode ser metrificado! E isso será um prato cheio para extrair informações cruciais para o marketing.
4. Design
O visual é muito importante na internet. Somos bombardeados de informações e recursos visuais o tempo todo. Se o local que visitarmos for esteticamente desagradável, a tendência a deixá-lo será enorme. Nesse sentido, o profissional de marketing precisa ter senso estético e boas noções de design para definir a melhor posição para um menu, o enquadramento de imagens ou até as cores do botão de compra. Acredite, mais do que ser “bonitinho”, isso pode ser a diferença entre finalizar ou não uma venda.
Além dos conhecimentos de marketing tradicionais da profissão, que continuam sendo extremamente importantes, essas são algumas competências que um profissional de marketing precisa ter para obter sucesso nos dias de hoje. É necessário também que ele tenha perseverança e adaptabilidade, pois esse é um mercado que está em constante mudança.
E você, possui todos esses conhecimentos afiados? Compartilhe com a gente qual você considera primordial!