Crise econômica: cortar ou não os investimentos em marketing?

É muito comum encontrarmos empresas que, diante uma crise econômica, acreditam que o melhor ajuste é fazer cortes em investimentos de marketing.
Entretanto, o que falta nesses momentos é entender que os resultados de marketing são provenientes de um investimento contínuo e que, em tempos de crise, essa pode ser a solução para sua empresa se destacar no mercado. Continuando a nossa série de artigos sobre Por que Inbound Marketing é a Melhor Opção em Tempos de Crise, vamos entender a seguir como as suas estratégias de comunicação não precisam sofrer restrições em momentos de economia retraída.
Por que as empresas cortam investimentos em marketing?
Um dos motivos mais comuns do corte dos investimentos em marketing é a dificuldade que os diretores de Marketing e gestores no geral encontram em quantificar o valor gerado por essas estratégias.
No caso do marketing digital, apesar da possibilidade de uma mensuração mais precisa de dados, por exemplo, um investimento a longo prazo nem sempre tem seus resultados muito bem acompanhados pelas empresas.
Por isso, é preciso que a sua empresa saiba calcular com precisão o ROI (Retorno Sobre Investimento) e ROMI (Retorno Sobre Investimento de Marketing) para enxergar o valor gerado por todo o processo e investimento nesse setor.
Para saber mais, confira nosso kit sobre como calcular o ROMI dos seus investimentos.
Como mudar essa realidade?
O maior desafio dos gestores neste momento é ser capaz de perceber o Marketing como investimento indispensável para continuar a trazer novos e mais qualificados leads para o seu negócio.
Marketing é mais do que um simples capricho, ou algo “auxiliar” ou “complementar” ao setor de vendas, como erroneamente difundiu-se entre as grandes empresas ao longo dos anos. Quanto antes percebermos que as estratégias de marketing são essenciais para a manutenção de qualquer negócio (especialmente durante uma crise!), todo o cenário muda.
Quando pensamos no sucesso de investimentos, precisamos ter em mente que o primeiro passo é garantir um planejamento muito bem-feito, entender todas as etapas da execução e nunca deixar de mensurar os resultados. Para isso, precisamos enxergar o Marketing em tempos de crise com uma nova perspectiva.
Como investir em marketing nos tempos de crise?
Já sabemos que os clientes não querem mais ser “comprados” ou serem interrompidos com conteúdos que não são interessantes para as suas necessidades. Este tipo de abordagem perdura, tem resultados baixíssimos e tornar-se a cada dia mais e mais ineficaz. E as marcas estão percebendo isso.
É aí que a sua estratégia precisa focar, sabendo escolher as ferramentas e meios mais adequados, educar o seu público e torná-lo defensor de sua marca.
Sabemos que muitas vezes os investimentos em marketing possuem um ticket consideravelmente alto. No entanto, o marketing digital possui uma vertente que permite quebrar essa dificuldade e manter os investimentos: o Inbound Marketing.
O Inbound Marketing e seus benefícios contínuos em tempos de crise
A produção de conteúdo durante a estratégia de Inbound traz resultados contínuos, a médio e longo prazo. No entanto, diferente dos resultados oriundos de compra de mídia, por exemplo, os resultados de Inbound são crescentes, a medida em que se desenvolvem de forma linear depois de estabelecidos.
É possível criar conteúdos de atração e nutrição, para que a sua empresa seja encontrada pelos usuários e se torne referência em determinado assunto. Esse é o momento em que geramos autoridade diante da nossa audiência, e é essa autoridade que aumenta o share of mind da marca e a confiança do usuário na sua empresa. Além disso, quanto mais conteúdos você tiver, por exemplo, mais pessoas entrarão pelo seu funil de venda, já que cada conteúdo atua na rede como um captador de leads para o seu negócio.
Depois do processo de conversão realizado com sucesso, é hora de aperfeiçoar o relacionamento com os clientes. O envio de materiais interessantes e a criação de um relacionamento entre empresa cliente é fundamental para garantir a confiança entre essas duas partes.
A Crise como oportunidade
Quando pensamos em momentos de crise, percebemos que esse investimento é realmente fundamental. Coloque-se no lugar do cliente: você confiaria mais em uma marca que tenta te vender produtos a todo custo, ou em uma que te ajuda a entender e resolver os problemas, dando informação necessária para fazer suas próprias escolhas?
A crise econômica se apresenta como um desafio para muitas empresas. No entanto, ela pode ser a inspiração, e pode apresentar diversas oportunidades para aqueles gestores que se mostrarem mais preparados para lidarem com ela. Além disso, a recessão pode dar ao seu projeto de Inbound o empurrão que faltava para mudar seu plano de ação e se adequar às demandas do mercado. Está na hora de mudar a perspectiva, investir em novas estratégias de marketing e acompanhar os resultados.
Sua empresa está preparada para essa mudança? Compartilhe com a gente as dificuldades que tem enfrentado.