CVO – O diretor de visão no planejamento estratégico das empresas

cvo

Você sabe o que é CVO e como ele pode ajudar no planejamento estratégico?

O CVO em uma empresa é o responsável por imaginar soluções. Saiba mais sobre essa posição!

Para chegar onde estão hoje, toda gigante de seu respectivo mercado precisou de uma coisa em comum: inovação.

Sem soluções novas e criativas, fica quase impossível ganhar destaque em um mercado tão competitivo.

Existem cargos de diretoria que abordam diversos setores específicos de uma empresa. Alguns exemplos são os diretores de tecnologia, financeiros ou de marketing. Por que não contar com um diretor dedicado a inovar nos seus negócios?

É por isso que o cargo de CVO vem se tornando cada vez mais comum. Esse profissional é responsável por desenvolver soluções com o futuro da empresa em mente. 

Quer mais dicas sobre como criar diferenciais para seu negócio? Leia também este outro conteúdo que preparamos!

A seguir, você aprenderá tudo sobre o cargo de CVO, o que ele envolve e como pode ajudar no planejamento estratégico da sua empresa. Confira:

Afinal, o que é CVO?

CVO é uma sigla para Chief Visionary Officer. Podemos traduzir esse termo como Diretor Visionário, Diretor de Visão ou Diretor de Inovações.

Como a sigla sugere, esse é um profissional visionário. Ele é o diretor responsável por criar soluções inovadoras, planejar estrategicamente o futuro da empresa e orientar as equipes para que estes objetivos sejam alcançados.

Este é um cargo relativamente novo, que ainda não está presente em todas as instituições. No entanto, ele é extremamente importante para o desenvolvimento de uma empresa.

Esse profissional deve pensar além do seu negócio. Precisa entender o mercado no qual está inserido, conhecer seus concorrentes à fundo e pensar de maneira criativa.

O Chief Visionary Officer também é o responsável por fazer com que a empresa desenvolva uma cultura de inovação.

Nem todas as grandes empresas, hoje, contam com um CVO oficialmente nominado, é verdade. No entanto, podemos observar que todas elas contaram com um líder visionário para chegar onde estão.

CVO e CEO são a mesma coisa?

Essa é uma confusão bastante comum. O CVO e o CEO, no entanto, possuem funções distintas.

CEO significa Chief Executive Officer. Em português, podemos pensar no Diretor Executivo ou Diretor Geral. Ele dá a palavra final nas decisões e é o maior responsável pela instituição.

No entanto, este não é o único cargo de diretoria que você encontra nas grandes empresas. Veja alguns outros exemplos:

  • CTO (Chief Technology Officer) – Diretor de tecnologia
  • CFO (Chief Financial Officer) – Diretor financeiro
  • CMO (Chief Marketing Officer) – Diretor de marketing
  • COO (Chief Operation Officer) – Diretor de operações

O CVO é outro exemplo de cargo de diretoria. Trata-se de um Diretor de Inovações, ou Diretor Visionário. Suas responsabilidades com a empresa são mais estratégicas do que executivas.

Origem do cargo de CVO

O cargo CVO estabeleceu-se devido a dois grandes nomes: Einar Stefferud e Tim Roberts.

Einar Stefferud foi o CVO e co-fundador da First Virtual Holdings, no início dos anos 90. Tim Roberts foi o CVO e fundador da Broadband Investment Group.

Tim Roberts já disse que criou esse título, explicando que precisava de um ranking que identificasse as habilidades necessárias “para integrar um negócio complexo”.

Ele não esperava que o novo cargo fosse adotado por outras instituições, mas foi isso que aconteceu. O termo se espalhou, e a tendência é que a presença de um CVO em um negócio se torne padrão.

Sua empresa precisa de um Chief Visionary Officer?

Toda empresa, por menor que seja, precisa de direção e visão para se desenvolver. Afinal, é impossível se organizar para cumprir metas se você não sabe quais elas são.

O CVO é o profissional que orienta as equipes e a instituição em direção aos seus objetivos. Por isso, todo negócio precisa contar com um visionário – tenha ele um cargo formal de CVO ou não.

Instaurar a posição deste profissional na sua empresa, no entanto, contribuirá para a organização e delegação adequada das tarefas.

Um CVO precisa se dedicar muito para fazer um bom trabalho. Por isso, o ideal é que ele não precise lidar com acúmulo de funções executivas – que devem ser geridas pelo CEO – ou financeiras – responsabilidades do CFO.

O que você precisa para se tornar um CVO?

Qualquer profissional pode desenvolver as habilidades necessárias para se tornar um CVO. No entanto, é preciso dedicação, criatividade e persistência.

Mas sabemos: todo empreendedor já é um visionário. Então, se você é um deles, já tem metade do caminho percorrido.

Veja as habilidades que um bom CVO deverá trabalhar para desenvolver:

  • Habilidade de solução de problemas de maneira criativa;
  • Pensamento inovador e ousado;
  • Boa capacidade de planejamento estratégico;
  • Conhecimento profundo sobre o mercado onde atua;
  • Familiaridade com os produtos e serviços oferecidos pelos concorrentes;
  • Familiaridade com a persona e público-alvo da empresa e dos concorrentes;
  • Entendimento profundo sobre os problemas e desafios da persona da empresa.

Conclusão

O Chief Visionary Officer, pode ser um cargo relativamente novo. Mas a verdade é que essa função já existe há muito tempo!

Toda grande empresa precisou de um líder visionário e inovador para chegar onde está. Afinal, sem oferecer soluções eficientes e criativas para os problemas de seus clientes, é praticamente impossível ganhar destaque.

Neste artigo, você aprendeu tudo sobre a posição de CVO. Agora, você já sabe a importância deste cargo na sua empresa!

Além disso, você também aprendeu quais habilidades um CVO precisa desenvolver para desempenhar seu papel com excelência.

Quer mais dicas para tornar seus negócios cada vez mais eficientes? Leia também estes outros artigos que preparamos para você:

E então, sua empresa já conta com o cargo de CVO? Você é o CVO da sua empresa? Divida conosco sua experiência e opinião sobre essa posição nos comentários! Não esqueça de deixar também sua pergunta se ainda ficou com alguma dúvida.

Continue acompanhando nosso blog para ficar por dentro das últimas dicas e novidades do marketing digital para empresas B2B!

Deixar uma resposta

Seu email não será publicado.