Estratégias de Marketing Digital: 5 passos para gerar mais tráfego

Gerar tráfego é uma das principais estratégias de marketing digital

Dentro das estratégias de marketing digital, criar um site é uma tarefa indispensável para garantir um posicionamento online de sucesso. O site serve para informar e auxiliar os clientes e, inclusive, é uma forma de conseguir novas oportunidades de negócio.

Com isso, dá para notar que quanto maior é o número de acessos, maior é a chance de fechar negócio ou de ter sucesso de uma forma geral. Gerar tráfego, portanto, deve ser uma das primeiras métricas a ser seguida na sua estratégia de marketing digital.

Se você quer ver os números de visitas aumentando, veja a seguir 5 passos para gerar mais tráfego para seu site.

1. Invista no marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo consiste na produção de material que seja útil para o seu público e que gere atenção e tráfego para o seu blog. Ao produzir blog posts, por exemplo, você aumenta a relevância do seu domínio e consegue mais visitantes. Para fazer isso da forma certa, leve em consideração as seguintes dicas:

Reconheça os interesses do seu público

A primeira parte consiste em entender quais são os interesses e necessidades do seu público. Quando uma pessoa acessa o seu site, o que ela está buscando? Qual é a maior necessidade dessa pessoa?

Responder essas perguntas vai te ajudar a definir o que você deve tratar em seu conteúdo. Se você tem um site sobre um software para empresas, por exemplo, vale a pena tratar de problemas que façam parte da realidade desses clientes.

Ofereça conteúdo útil e relevante

Não basta apenas criar um site e produzir conteúdo que esteja ligado aos interesses do seu público. É preciso ir além e oferecer uma experiência realmente diferenciada. No caso do marketing de conteúdo, isso vem em forma de posts altamente originais, úteis e relevantes.

Em vez de repetir mais do mesmo, faça com que o seu visitante tenha uma experiência única. Mesmo temas repetidos e que já foram tratados à exaustão podem receber um novo enfoque. Um título altamente atraente e um conteúdo relevante e de qualidade fazem parte de uma fórmula eficaz de atração de tráfego.

Torne o seu conteúdo atraente

Além de ser interessante, também vale a pena considerar a importância de o seu conteúdo ser realmente atraente. Como as pessoas estão a apenas a alguns cliques de milhares de outras informações, você vai precisar criar uma experiência de qualidade.

É o caso, por exemplo, de contar com um conteúdo dividido em parágrafos e frases menores, com boa estrutura de legibilidade e de fácil compreensão.

Investir em imagens também torna a leitura mais dinâmica, assim como pensar em utilizar a multimídia a favor das suas publicações. No geral, mesclar textos a elementos visuais e a outras mídias funciona muito bem.

Tenha consistência na produção de conteúdo

Não adianta produzir conteúdo de maneira esporádica, porque, dessa forma, a geração de tráfego também é ocasional. Além disso, uma produção de conteúdo irregular prejudica a sua autoridade perante os leitores de maneira geral e causa insatisfação. O resultado? Menos pessoas retornam ao seu site.

Por isso, o ideal é ter e seguir um calendário editorial de modo a conseguir oferecer conteúdo de maneira constante e com qualidade.

2. Faça o seu site ser encontrado

A criação de site com tráfego elevado não se limita apenas a produzir conteúdo de qualidade. É preciso também garantir que esse conteúdo seja encontrado por quem mais interessa: o público. Para isso, algumas dicas incluem:

Otimize para SEO

Search Engine Optimization (SEO) ou otimização para os motores de busca consiste em um conjunto de técnicas que permitem que o seu conteúdo apareça mais próximo das primeiras posições nos mecanismos de busca, especialmente o Google.

Ao otimizar seu conteúdo segundo essas regras, o resultado é que seu site acaba sendo encontrado mais facilmente e gerando mais tráfego — de fato, a primeira posição no Google recebe 33% de todo tráfego de uma busca.

Para conseguir um conteúdo otimizado é preciso pensar, por exemplo, no uso de palavras-chave no título e no artigo em si, o uso de imagens, o uso de links internos e externos, a quantidade certa de palavras e assim por diante.

Outros fatores como ter uma versão mobile e carregar mais rápido, assim como de favorecer o máximo de tempo de navegação no site, inclusive entre páginas diversas também favorecem para um melhor rankeamento.

Revise o conteúdo periodicamente

Mesmo um conteúdo plenamente otimizado pode cair nas posições de busca. Isso porque o Google prioriza conteúdos novos e a concorrência é sempre feroz. Se há mais gente produzindo de modo mais recente, seu site perde posições.

Uma forma de driblar esse problema e garantir a otimização constante é revisando o conteúdo periodicamente. Ao acrescentar novas informações, excluir dados que não sejam mais relevantes e manter o conteúdo sempre fresco e útil, o resultado é que o tráfego aumenta.

Use links patrocinados

A verdade é que a otimização para SEO nem sempre é suficiente, especialmente quando o nicho de mercado no qual se atua é muito concorrido. Para resolver essa questão, uma possibilidade é utilizar links patrocinados.

No Google Adwords, por exemplo, você consegue criar campanhas rotativas para exibir o link do seu site entre as primeiras posições, em um local privilegiado. Com o pagamento sendo por clique (CPC), você só paga pelo tráfego que efetivamente receber.

Se o que o usuário encontra dentro do site é realmente relevante e útil, o resultado é que você gera um tráfego mais qualificado e que inclusive retorna outras vezes para o seu site.

3. Use as redes sociais a seu favor

Com a ascensão das mídias sociais, conseguir mais tráfego para o seu site é possível se você utilizar as redes sociais a seu favor. Em vez se ficar preso apenas à questão da criação de site, as seguintes dicas são úteis para aumentar o tráfego:

Divulgue o site nas redes sociais certas

Com mais de 2 bilhões de pessoas nas redes sociais em todo o mundo, é bastante improvável que o seu cliente não esteja ao menos em uma das mídias sociais existentes. Por isso, é relevante divulgar o site — e seu conteúdo — nas mesmas.

Para conseguir um tráfego de qualidade, entretanto, você precisa fazer isso de forma focada, o que significa divulgar o site nas redes sociais que o seu público em específico utiliza.

Fazer essa seleção, ao final, é muito mais eficiente do que criar uma conta em todas as redes sociais.

Interaja e gere engajamento

O grande poder das mídias sociais está justamente na interação possível com o público — portanto, não desperdice essa oportunidade.

Mais do que apenas divulgar o seu site e seu conteúdo, invista em criar um relacionamento com o público das redes. Isso é possível ao interagir em comentários e mensagens e também ao gerar engajamento, como compartilhamentos de publicação.

No geral, isso aumenta o alcance orgânico das suas ações e eleva o tráfego do seu site.

Considere usar publicações patrocinadas

O fato é que, novamente, o alcance orgânico nem sempre é o bastante, especialmente no Facebook. Por isso, vale a pena considerar a criação de anúncios e de publicações patrocinadas nessas redes.

Ao anunciar no Facebook, por exemplo, você consegue fazer com que a publicação, que pode ser de um conteúdo ou oferta do seu site, atinja mais pessoas. Naturalmente, isso aumenta o poder de conversão e gera mais tráfego, como o desejado.

4. Faça parcerias

A criação de site com conteúdo relevante associada a uma estratégia no Google Adwords e a anunciar no Facebook é um planejamento interessante e relevante para o tráfego, mas ele pode ser ainda melhor e mais escalável.

Ao unir força com outros profissionais da área, há vantagens para todos os lados e mais tráfego de maneira geral. Nesse sentido, seguem exemplos de parcerias:

Busque os formadores de opinião

Ao produzir um conteúdo muito relevante e útil, vale a pena buscar os formadores de opinião mais importantes para o seu público. Contatá-los, ainda que pelas redes sociais, para divulgar suas publicações.

Se um determinado formador de opinião se interessa por um texto do seu site e decide publicá-lo no Facebook, o alcance do seu site dispara e os números do tráfego, também.

Realize guest posts

Outra forma de usar as parcerias a favor do ganho de tráfego no seu site é realizando guest posts. Os guest posts são quando você escreve para outro site de público semelhante ao seu e que tenha os mesmos interesses.

Ao fazer um conteúdo realmente útil e relevante, as pessoas tendem a visitar o site do autor, o que gera um ganho de tráfego. Para que isso dê certo, é muito importante considerar que ambos devem ganhar com isso, gerando tráfego, autoridade e benefícios para todas as partes envolvidas.

Tenha uma estratégia de troca de links

Os backlinks são considerados um fator de ranqueamento nas pesquisas do Google. Basicamente, o algoritmo do Google entende que se você recebe o link de um site com autoridade, então o seu site também é de qualidade, dando a ele um melhor posicionamento nas buscas e gerando mais tráfego. Além disso, o simples fato de ter o seu site linkado em outro site de qualidade e interesse de um público semelhante gera tráfego.

Por isso, compensa realizar propostas de parcerias de trocas de links. Nesse caso, você expõe os links de seus parceiros para seus públicos e eles fazem o mesmo com seu site, gerando um fluxo de tráfego benéfico para as duas partes.

5. Acompanhe os resultados

Depois de colocar essas técnicas em prática você vai precisar saber qual é a efetividade das suas ações. Isso permite realizar modificações necessárias para que sua estratégia seja cada vez mais relevante. Nesse sentido, o acompanhamento de resultados deve se basear em três pilares:

Analise as estatísticas

De nada adianta criar conteúdo, anunciar no Facebook ou usar o Google Adwords se você não entende quais são os impactos dessas ações no seu tráfego. Por isso, é muito importante ficar de olho nas estatísticas como taxa de cliques nos anúncios e tráfego mensal, semanal e diário.

Ao fazer essa análise, você consegue entender corretamente qual conteúdo funciona melhor para as redes sociais, o que mais atrair o seu público e também de onde vem o seu tráfego.

Saiba o que a concorrência está fazendo

Muita gente deixa isso de lado, mas é fundamental que você saiba o que a sua concorrência está fazendo. O motivo é simples: ao perder a concorrência de vista, você também deixa de entender o que está gerando tráfego e ressoando com o seu público. Como resultado, você perde oportunidades de atrair pessoas para o seu site.

Por isso, faça um acompanhamento constante e relevante de o que está sendo feito pela sua concorrência direta para atrair pessoas. Dependendo do resultado, pode valer a pena fazer mudanças na sua estratégia para conseguir mais tráfego.

Esteja atento ao feedback

O feedback dos seus visitantes também tem importância extrema para os seus resultados de tráfego. Se as pessoas estão indicando a dificuldade em utilizar o seu site devido ao tempo de carregamento ou a um erro, é necessário agir de modo a corrigir para evitar a perda de tráfego.

Da mesma forma, se o público sugere abordagens específicas e demonstra interesse por algum tipo de conteúdo, por exemplo, vale a pena atender a essa demanda. Quanto mais compreensivo você for em relação ao feedback e quanto mais disposto estiver a atendê-lo, melhores são os resultados de tráfego.

A decisão de criar um site é importante para qualquer negócio, mas uma vez que ele esteja no ar é preciso pensar em formas de atrair tráfego. Ao pensar no conteúdo e sua otimização, no uso das redes sociais, nas parcerias e na análise de dados, o resultado final é que mais gente chega ao seu endereço virtual.

Você já usa ou pretende aproveitar alguma dessas estratégias em seu negócio? Conte para a gente, nos comentários, e participe do blog.

Guia completo do Inbound Marketing

Tagged under:

Deixar uma resposta

Seu email não será publicado.