5 ferramentas de marketing digital que você deve usar no seu negócio

Para que o negócio de qualquer empresa possa se expandir, é fundamental que se invista na internet e nas plataformas digitais. As possibilidades oferecidas pelo mundo online são vastas e ficar de fora desse meio é perder grandes chances de se destacar no mercado.

Nesse sentido, ter ferramentas de marketing digital é uma excelente maneira de alcançar o sucesso na internet. Há muitos recursos e facilidades disponíveis para que a sua marca apareça e marque presença neste ambiente!

Conheça no post de hoje 5 ferramentas digitais de marketing que você deve utilizar no seu empreendimento. Confira!

1. Redes sociais

Sim, essa ferramenta pode até ser um pouco óbvia — mas quem disse que ela não é eficiente? As redes sociais são canais de interação entre pessoas, onde as empresas podem e devem estar para fazer parte da conversa. São um ótimo recurso para fazer o seu negócio aparecer, mostrar o que você tem de melhor e chegar aos seus clientes de forma eficiente e barata.

As redes são muitas e devem ser utilizadas de acordo com o perfil do seu negócio e, principalmente, do seu cliente. Você pode utilizar uma série de critérios para escolher onde sua empresa estará presente, mas o mais relevante é identificar em quais redes sociais está seu público-alvo. Do que adianta fazer postagens super interessantes no facebook se seu potencial cliente não irá ver?

De qualquer forma, entre Facebook, LinkedIn, Whatsapp, YouTube e Instagram você pode encontrar boas opções para a sua empresa.

Facebook

A rede social, muito popular no Brasil, possui mais de 2 bilhões de usuários em todo o mundo. Alguns dos recursos que você pode aproveitar são a criação de páginas de empresas, a possibilidade de comunicação direta com os clientes (até mesmo de modo automatizado através de chatbots), a publicação de novidades e conteúdos da sua empresa, uso de anúncios e análise de resultados.

Veja também: Como melhorar a sua presença digital com o Facebook?

LinkedIn

Dita como a mais profissional das redes sociais, é o local ideal para fazer negócios e contratar talentos. No LinkedIn você pode criar um perfil para sua empresa (e “showcases” para cada produto/serviço), participar de grupos, criar contas premium para usuários e utilizar os vários tipos de anúncio que a rede social disponibiliza. Dois deles são o Sponsored Content, que exibe seus anúncios no feed de notícias, e o Sponsored InMail, que envia sua mensagem diretamente na caixa de entrada do usuário (ideal para a prática do account-based marketing – ABM).

Veja também: Como fazer o gerenciamento do perfil da sua empresa no LinkedIn

Whatsapp

Muito presente no dia a dia dos brasileiros, o whatsapp vem mostrando que também pode ser um grande aliado nos negócios. Dependendo de qual seja a natureza da sua empresa, considere a possibilidade de adotar o Whatsapp como ferramenta de comunicação.

Segundo pesquisa realizada em 2017 pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), os produtos mais comprados pelos brasileiros através do WhatsApp são comida delivery (23%), roupas, calçados e acessórios (22%), cosméticos e perfumes (15%), e acessórios para celular/tablet/computador (15,2%).

Ainda segundo a pesquisa, os consumidores que gostam de adquirir produtos e serviços através do Whatsapp pela facilidade de comprar sem sair de casa (15%) e de receber imagens ou vídeos dos produtos antes de comprá-los (14%).

YouTube

Sua empresa não gera conteúdo audiovisual? Então esse é o momento de rever sua estratégia. Mas claro, antes se pergunte se o seu público está assistindo vídeos relacionados ao seu mercado no YouTube. Se a resposta for positiva não perca mais tempo.

Além da criação de conteúdo para sua audiência, você também pode fazer vídeos ao vivo pelo serviço de streaming (os famosos lives) e aproveitar a interação que a ferramenta proporciona (botões gostei, não gostei, comentários e chats durante as transmissões via streaming). Como plus temos a monetização do conteúdo e também a possibilidade de investir em anúncios na rede social.

Instagram

Imagens são importantes para o seu negócio, servindo como forte atração para seu produto ou serviço? Então você não pode deixar te ter uma conta no Instagram, a rede social de compartilhamento de fotos. Os público brasileiro é o terceiro maior da rede social, ficando atrás apenas dos usuários da Rússia e Estados Unidos.

Com o Instagram você pode editar e publicar fotos, vídeos curtos e deixar seu cliente por dentro de todas as suas novidades. Hoje também é possível criar anúncios na rede social, mas tenha em vista que promover no instagram vale a pena dependendo do seu público-alvo.

Não deixe de estudar seus clientes a fundo. É crucial para o sucesso das suas estratégias compreender quais conteúdos eles gostam de consumir e onde estão. Para isso o ideal é fazer a criação de personas que representem toda sua audiência.

Agora é entender seu público-alvo, criar suas contas e gerar conteúdo de forma constante e atrair cada vez mais seguidores.

Confira nossos artigos sobre Como Melhorar a sua Presença Digital com o Facebook e Marketing no Instagram Vale a Pena?

2. E-mail marketing

O e-mail marketing é, basicamente, a utilização do e-mail como forma de divulgação direta dos seus produtos e serviços. Ela é uma poderosa ferramenta e, por isso, não deve ficar de fora das suas estratégias de marketing.

Através do e-mail marketing você cria um padrão de mensagem e envia para os clientes ou potenciais clientes, divulgando os seus produtos. É uma chance não só de vender, mas também de concretizar a sua marca na mente do público consumidor.

Ferramentas digitais como o Mail2Easy e o MailChimp permitem criar, gerenciar e enviar listas de e-mails para diferentes segmentos, além de proporcionar recursos como a resposta automática.

Hoje também é possível criar estratégias de automação de marketingPor meio da automação é possível manter um relacionamento com seus leads de maneira automática e escalável, educando o público ao longo da jornada de compra através de emails e conteúdos. Para isso existem muitas opções de ferramentas no mercado, como o RD Station, Hubspot, Mautic e Sharp Spring.

3. Blog

Ter um blog é uma boa forma de aproximar a empresa do cliente, construindo uma imagem positiva no mercado. Trata-se de um canal para aumentar a visibilidade da marca e manter uma comunicação constante com o público.

Para que o cliente se lembre de uma empresa e compre seus produtos, é importante que a companhia esteja em evidência, e de forma positiva. O blog é a chance de criar conteúdo de qualidade para atrair novos consumidores.

Ele não precisa necessariamente falar apenas de produtos que sua empresa vende, mas deve trazer material relacionado a eles, atraindo um vasto tráfego orgânico para o site. No blog, seu negócio pode fugir do discurso corporativo tradicional e duro, abordando os assuntos de maneira mais informal e criando conexões mais fortes com o cliente.

4. Links patrocinados

Utilizar links patrocinados é uma estratégia de marketing online para aqueles que buscam anunciar de forma direta para os usuários da web. Se você faz uma busca no Google, por exemplo, certamente aparecem links patrocinados nos primeiros resultados.

É uma ótima maneira de dar visibilidade ao seu negócio em meio a enorme variedade de links na internet. Através da mídia paga, você garante que a sua marca seja vista por quem realmente tem interesse pelo seu negócio. Afinal, seus anúncios só aparecem para quem busca pelas palavras-chave que você cadastrar.

5. Aplicativos

Os aplicativos podem ser uma excelente estratégia de marketing digital. Através deles você pode dar visibilidade à sua empresa de uma forma criativa e ainda prestar bons serviços aos usuários e potenciais clientes, agregando valor à sua marca.

Muitos gestores têm medo de se aventurar nesse campo, por não saberem trabalhar com programação. Mas quem disse que isso é necessário? Plataformas como o Fábrica de Aplicativos te ajudam a criar aplicativos simples, que trabalhem questões como conteúdos, localizações e preços de uma forma bem fácil.

Para que todas estas estratégias funcionem e deem resultados é importante saber medir os dados para otimizar sempre as suas campanhas de marketing digital. Lembre-se também de que toda produção de conteúdo deve estar configurada em boas práticas de SEO, sendo facilmente localizada pelos sites de buscas!

E aí, está decido em investir em marketing digital? Compartilhe com a gente suas dúvidas e fique sempre por dentro de mais dicas e notícias no blog!

Template para Criação de Personas 360DBI

Tagged under:

2 Comentários

  • Danilo Responder

    O marketing digital e seus sub ramos tem ajudado muitos profissionais a aparecerem melhor e mais rápido na internet, e esta matéria me ajudou muito.

    • Nastacha de Avila

      Nastacha de Avila Responder

      Oi, Danilo
      Que bom que gostou do nosso conteúdo!
      Continue acompanhando nosso blog, temos sempre materiais relevantes para auxiliar os profissionais de marketing e empreendedores.
      Abraços

Deixar uma resposta

Seu email não será publicado.