Google Mobile Update: o que é?

Provavelmente você já ouviu falar na nova atualização do Google, certo? Não? Então vamos te explicar sobre esta grande transformação!
O fato é que no dia 21 de abril de 2015, o grande motor de busca finalmente implementou uma antiga promessa. A partir desta data, ele passará a privilegiar em seus resultados de busca os sites que tenham versões adaptadas para dispositivos móveis, ou mobily friendly (“amigáveis aos dispositivos móveis”), como eles estão chamando. Este é o famoso Google Mobile Update, a mais recente atualização nos algoritimos de busca.
Essa alteração se deve ao fato de que mais de 60% dos acessos ao buscador já ocorrerem a partir de dispositivos móveis, como tablets e smartphones. Com tantas pessoas usando o sistema de busca em aparelhos mobile, é claro que estes usuários esperam que a experiência de navegação em seus dispositivos seja tão boa quanto estão acostumados a ter no desktop. E, claro, o gigante das buscas percebeu e entendeu isso muito bem.
Mas, afinal, quais fatores o Google vai avaliar a partir de agora?
“Design Responsivo” será um dos parâmetros que passam a pesar fortemente no posicionamento do seu website. Um site responsivo é aquele que tem a capacidade de se adaptar para ser exibido nas telas de smartphones, não importando de qual marca, sistema ou tamanho. Páginas não compatíveis com dispositivos móveis geralmente apresentam textos muito pequenos, links minúsculos e conteúdo impossível de ser visualizado sem a utilização da barra de rolagem horizontal, dificultando a experiência do usuário.
Para o rankeamento, o buscador também leva em conta o tempo de carregamento de uma página no dispositivo móvel – ela precisa ser leve o suficiente para ser carregada em um tempo razoável via 3G, 4G e afins, que geralmente são conexões mais lentas que o acesso por desktops via cabo ou Wi-Fi.
Como posso saber se meu site está de acordo com as novas regras?
Para ajudar nesta transição, o Google criou um teste de compatibilidade com dispositivos móveis que diz se uma página é mobile friendly. Além disso, ele oferece também um guia para dispositivos móveis, com dicas sobre como aprimorar a página. No guia, é possível encontrar diversos recursos para ajudar a turbinar seu website para visualização em dispositivos móveis.
Ele disponibiliza também um blog para webmasters, que informa sobre quais outras ferramentas e recursos estão disponíveis.
Além destas dicas, você também pode aprender aqui 5 técnicas de SEO fundamentais para o seu site. Aproveitando, não deixe de conferir também 10 Dicas para o Google achar o seu site.
A alteração tem forte potencial de mudar a forma que as empresas se portam no mundo digital. Caso uma empresa não tenha seu website adaptado para mobile, o mesmo pode cair no ranking, perdendo posicionamento e gerando impacto direto no tráfego orgânico. Consequentemente, isso reflete na receita gerada pela conversão.
Esta novidade pode não ter agradado empresas que ainda não possuem páginas responsivas ou com versão mobile, mas certamente contribuirá para que os usuários tenham uma experiência melhor de navegação em dispositivos móveis.
E o seu site? Já está preparado para esta atualização? Não deixe de nos contar escrevendo um comentário abaixo. Até a próxima!