Você com certeza já deve ter ouvido o termo “Growth Hacking”, certo?
Se quando ouviu você ficou se perguntando o que afinal era isso, fique tranquilo, pois você não é o único. É algo ainda muito novo (no Brasil, pelo menos), mas que vem ganhando cada vez mais força entre os gestores e empresários que querem fazer o seu negócio crescer de forma contínua e acelerada.
O Growth Hacking utiliza uma série de técnicas de marketing e desenvolvimento de produtos, buscando sempre encontrar as pequenas mudanças que geram maior impacto nos resultados, a fim de reproduzi-la em escala e acelerar o crescimento.
No entanto, não são todas as empresas que estão preparada para isso, e é importante saber se o seu negócio está preparado para trabalhar com o metodologia de Growth Hacking. Confira nesse post alguns dos nossos principais highlights sobre o tema e se a sua empresa está realmente pronta para escalar. Confira!
O que é Growth Hacking?
“Growth Hacking” parece uma palavra bem complexa, mas eu garanto: não é nenhum bicho de sete cabeças.
O termo diz respeito ao ato de “hackear” o crescimento das empresas, encontrando brechas e novos caminhos que gerem mais resultados e permitam o desenvolvimento acelerado do negócio. O profissional que trabalha com Growth Hacking (ou seja, um growth hacker) utiliza diferentes técnicas para escalar o crescimento da empresa através de táticas altamente efetivas e capazes de acelerar o crescimento do negócio.
A expressão Growth Hacking foi criada em 2010 por Sean Ellis, um profissional que ajudou diversas empresas e startups do Vale do Silício a conquistar mais usuários e leads através de técnicas de crescimento aceleradas, com foco em alavancar as vendas da empresa. O principal objetivo é conectar o serviço ou produto da empresa com o público-alvo através de processos bem definidos, que ao serem usados repetidamente trazem resultados expressivos para o negócio.
Growth Hacking x Marketing Digital
O Growth Hacking engloba técnicas que vão do Marketing Digital à Engenharia para escalar o crescimento do negócio. Nesse processo, a geração de leads trabalha como aliada ao produto oferecido, operações financeiras e comerciais e até a área de recursos humanos da empresa. Para implementar uma estratégia de crescimento efetiva, o growth hacker deve entender qual impacto que cada uma dessas áreas terá no crescimento do negócio e como irá afetar os consumidores. O público-alvo e o comportamento dos usuários têm papel importante nas decisões tomadas, influenciando as estratégias criadas como uma forma eficaz de escalar o negócio.
As principais ferramentas utilizadas
Para escalar o crescimento de uma empresa existem ferramentas essenciais que auxiliam a estratégia de growth — todas as ferramentas têm o objetivo de questionar o real impacto dos esforços no crescimento da empresa. Vamos dar uma olhada em cada uma delas:
Otimização de Sites (SEO)
O Search Engine Optimization (SEO) é composto por um conjunto de técnicas para otimizar o seu site e blog nos resultados mostrados pelo Google e por outros buscadores. Ele pode ser utilizado em diversas páginas para construir uma infraestrutura escalável de aquisição de novos usuários através das buscas orgânicas.
Marketing de Conteúdo
A criação de conteúdo relevante para o usuário através de blog posts, e-books, white papers, infográficos e vídeos ajuda na geração de leads, além de aumentar a visibilidade do seu negócio e posicionar a sua empresa como referência no mercado, uma forma de demonstrar profissionalismo e credibilidade. Além disso, o conteúdo de qualidade criado e postado atrai mais tráfego e potencializa a conversão de visitantes em leads. O conteúdo rico também terá um papel importante na qualificação dos leads, tornando-os mais preparados para realizar uma compra e facilitando sua conversão em clientes — uma excelente oportunidade para empresas ampliarem sua visibilidade nos meios digitais.
E-mail marketing
E-mails são ótimas formas de nutrir leads e construir fluxos de nutrição que ajudam na conversão ao longo do funil de vendas e na manutenção de clientes da sua empresa. Se um visitante, lead ou cliente forneceu seu endereço de e-mail para a sua empresa, ele está propenso a receber conteúdo relevante. O e-mail marketing é uma excelente ferramenta para construir um relacionamento com o usuário e melhorar a aquisição de clientes do negócio.
Viralização
O compartilhamento de conteúdo relevante para o usuário é uma das formas mais escaláveis e difundidas de aumentar a base de leads e visitantes. É um processo espontâneo, muito utilizado pelo marketing através do marketing viral, que gera uma visibilidade alta para a sua empresa através de conteúdo que gera engajamento do usuário e o incentiva a compartilhá-lo com sua rede de contatos.
Aquisições pagas
O SEM – search engine marketing – e outras estratégias pagas são excelentes para aumentar sua base através de ações altamente escaláveis. Todas são proporcionais ao seu investimento, então quanto mais fundos investidos, maior o retorno. O Google Adwords – ou links patrocinados – é a forma mais famosa de SEM, tornando possível aumentar a visibilidade nas buscas do Google, e também em sites que disponibilizam espaço publicitário, além de aplicativos e até mesmo o YouTube.
As aquisições pagas também estão presentes nas redes sociais, como o Facebook, Twitter e Instagram Ads, além de outras plataformas que disponibilizam a ferramenta de anúncios. É uma maneira de otimizar os esforços sociais, através de campanhas que escalam o relacionamento social criado com os usuários.
Empresas que utilizam o Growth Hacking
Algumas empresas conhecidas no mercado utilizam técnicas interessantes de Growth que você pode replicar na sua empresa:
• O Paypal possui uma tática de bônus de recomendação. Para cada usuário que indicar um novo, é fornecido um bônus de 10 dólares.
• O Airbnb utilizou a Craigslist para hackear a sua base de usuários em milhões, através dos anúncios de imóveis disponibilizados para aluguel.
• O Pinterest resolveu um problema da plataforma, o chamado cold start, através do Growth. Os usuários precisavam procurar diversos boards ao entrar na plataforma para iniciar suas relações, assim, criaram o auto-seguir, onde o usuário já era cadastrado automaticamente em diversos grupos de alta qualidade assim que entrava no serviço. Isso ajudou a rede social a reduzir a taxa de inatividade e incentivou mais usuários a se cadastrarem no serviço.
Escalar o crescimento do seu negócio pode ser mais rápido do que você imagina. Se a sua empresa já trabalha com as estratégia relacionadas acima, você está apto a implementar o Growth Hacking de forma eficaz. Aproveite para tirar suas dúvidas nos comentários e contar suas experiências com Growth Hacking!