Guia simples para criar a sua 1ª campanha de Google Adwords

O Google é a maior plataforma de buscas da internet e é utilizado por todo tipo de usuário na hora de uma pesquisa sobre produtos ou serviços. É muito provável que diversos dos seus clientes em potencial estejam neste momento fazendo pesquisas relacionadas a seu negócio. Sua empresa está em destaque entre os resultados? Que tal utilizar o poder do Google Adwords para aumentar seus leads e clientes?

Se o seu medo de começar sua primeira campanha estiver relacionado com a interface do Google Adwords, é compreensível. São muitas informações pouco amigáveis para quem nunca lidou com a ferramenta. Mas não se preocupe: estamos aqui para segurar a sua mão e ajudar você a superar esse obstáculo que é o painel da ferramenta! 🙂

Acompanhe nosso passo a passo e faça sua primeira campanha!

1. Crie uma lista de palavras-chave

Antes de entrar na interface do Adwords, você precisa estar armado com uma boa lista de palavras-chave. Anote todas as palavras que você acha que os seus clientes usariam para buscar o seu produto ou serviço na internet.

Por exemplo, se você tem um e-commerce de camisetas de filmes, é muito provável que os seus clientes procurem nos mecanismos de busca “comprar camisetas de filmes”. Portanto, você deveria anotar essas palavras para usar na sua campanha. Use palavras-chaves amplas como “comprar camisetas online” e palavras-chave específicas como “camisetas de filmes clássicos”.

Usando o Planejador de Palavras-Chave

Se você estiver com dificuldades para encontrar palavras-chave para a sua campanha, é aconselhável que utilize a ferramenta chamada “Planejador de palavras-chave”.

Dentro da ferramenta, digite as palavras que já tem em mente para a sua campanha e acompanhe outras sugestões de palavras que o Google irá apresentar. Por exemplo, no seu negócio de camisetas, além das palavras já citadas nesse guia, poderiam ser sugeridas as seguintes palavras: “e-commerce camisetas”, “loja online de camisetas”, “camisetas de filmes franceses”. Nesta mesma área, você também poderá ver o tráfego estimado para a sua campanha e o preço médio do CPC (custo por clique) de cada palavra. Com essas informações, você já pode ter uma noção superficial de como está a procura e concorrência do mercado do seu negócio.

2. Criar uma campanha

O Adwords permite que você crie diversas campanhas e cada campanha é consistida por grupos de anúncios. Cada grupo de anúncio é constituído por palavras-chave que você seleciona para aquele grupo. Essas palavras-chaves, quando forem buscadas nos mecanismos de buscas, poderão ativar anúncios que foram criados para esse grupo de anúncios.

No momento em que você criar a primeira campanha, aparecem diversas opções de formatos. Veja a lista com as especificações de cada tipo de campanha e escolha a que encaixa melhor nas necessidades do seu negócio:

Rede de Pesquisa com exibição em Display: Os anúncios serão exibidos na Rede de Pesquisa e Rede de Display do Google em todos os dispositivos. Esta pode ser uma boa opção se você estiver precisando aumentar CTR (click-through rate – índice de qualidade da campanha) rapidamente, pois o seu anúncio será visível para o maior número de clientes potenciais.

Rede de Pesquisa: Os anúncios aparecerão nos resultados de busca do mecanismo de busca e sites relevantes que fazem parte da Rede de Pesquisa.

Rede de Display: Os anúncios serão exibidos em sites da Rede de Display, que incluem todos os sites de parceria do mecanismo de busca – como YouTube e Gmail.

Google Shooping: Os anúncios aparecerão na área de produtos de e-commerce do próprio Google, portanto, é um formato mais indicado para sites de vendas de produtos.

Vídeo Online: Esta opção irá colocar seus anúncios no YouTube e outros sites na Rede de Display que são relevantes.

3. Criar um grupo de anúncios

Uma vez que sua campanha foi criada, você poderá criar os grupos de anúncios. Comece utilizando um título relevante que resuma sobre o que são os anúncios, desta forma você será capaz de lembrar do conteúdo do grupo ao longo da campanha.

Dentro do grupo de anúncios, você deverá criar os anúncios que serão utilizados na sua campanha. As opções de anúncios de Links Patrocinados incluem texto, imagem e versão para celular. O construtor de anúncios para a Rede de Display é uma ferramenta que pode ajudá-lo a montar as peças que irá veicular. A ferramenta utiliza a biblioteca de imagens do seu próprio site para montar estas peças.

Para criar um anúncio de texto, você deve ter um título de no máximo 25 caracteres e uma descrição de até 35 caracteres. Os melhores anúncios incluem:

Relevância da palavra-chave: Quanto mais relevantes são as suas palavras-chave e a página de destino do site, melhores serão as performances do seu anúncio. Um exemplo: se você está ofertando tarifas promocionais, o link de destino do seu anúncio deverá levar o usuário diretamente para a página em que está a promoção. Isso fará com que a classificação de anúncios seja mais elevada nos resultados de pesquisa do que aqueles com menor relevância.

Call to Action (CTA): Seu anúncio precisa dizer o que o usuário deve fazer. Exemplos: “Compre agora”, “Reserve agora” ou “Saiba mais”.

Valor: Seu anúncio tem de mostrar ao cliente qual é o valor do seu produto ou serviço. Um exemplo disso é um desconto, oferta gratuita, de qualidade superior ou qualquer coisa que faça com que o usuário queira saber mais sobre o que você está oferecendo.

 4. Lances e orçamento

Durante a criação da sua campanha será necessário que você escolha a sua estratégia de lances para o CPC (cost per click). Este momento é importante para a definição do custo com Links Patrocinados. Ao selecionar a opção de lance, você poderá decidir se deseja definir manualmente os lances para cada clique ou se você quer que o AdWords defina lances automaticamente para ajudar a maximizar os cliques dentro do seu orçamento definido.

No Google, o custo de um clique pode mudar ao longo do dia, funcionando como um leilão, dependendo do volume de anunciantes e dos lances oferecidos pelos mesmos nas palavras-chaves da campanha. Escolha a opção de lances que funciona melhor para o seu negócio:

CPC: Neste caso (custo por clique), a cobrança só é feita quando alguém clica em seu anúncio. Esta é uma boa opção caso você esteja focado em aumentar o tráfego para o seu site.

CPM: O custo por mil impressões é usado na Rede de Display. Isso é útil se você estiver com uma campanha voltada para o branding da sua marca, pois foca em volume de exibições para seu anúncio.

CPA: No custo por aquisição, a cobrança é feita quando a pessoa que clicou no seu anúncio é convertida em uma venda/cadastro/download. Isto pode ser usado com acompanhamento de conversão e outras aplicações.

Pronto! Depois de decidir qual será a sua estratégia de lances e o seu orçamento diário, você poderá colocar a sua primeira campanha para rodar. O que apresentamos neste rápido guia é apenas uma visão prática e superficial do potencial do Google Adwords para o seu negócio. Se você quiser descobrir como aproveitar ao máximo uma campanha de Links Patrocinados, fale com um dos nossos especialistas!

Guia completo do Inbound Marketing

Tagged under:

Deixar uma resposta

Seu email não será publicado.