Guia do Inbound Marketing para Educação

Sabia que o Inbound Marketing para Educação pode trazer muitos alunos para sua instituição de ensino ou curso online?
O Inbound Marketing para educação foi pouquíssimo usado no Brasil. É incrível como as universidades gastam milhões de reais em propagandas no rádio, outdoors, televisão e ainda não despertaram para todo o potencial que Inbound extrai da internet. Essas são mídias que já não trazem um resultado tão positivo, levando em consideração o seu custo, que é altíssimo, e a falta de controle e dados, como quantas pessoas viram o anúncio, quem são elas e o mais importante: quantas pessoas se tornaram estudantes pela propaganda.
Mas de todos os veículos, de longe a escolha mais estranha para atingir jovens e possíveis novos alunos é a televisão. Caso você não tenha notado, os jovens não assistem mais TV como antes. Pelo menos não a TV aberta. Caso elas liguem o aparelho, é para utilizar serviços online como Netflix e YouTube.
Segundo uma pesquisa americana, o YouTube já é mais assistido pelos jovens do que a TV a cabo nos EUA. Essa tendência também é real no resto no mundo. Um bom exemplo é o Brasil, inclusive. Aqui, de todos espectadores da televisão, 68% estão com o celular na mão. Incluindo faixas etárias mais avançadas!
E adivinha qual das telas recebe mais atenção… Você acertou se optou pela pequena tela do celular. Agora coloque na balança o custo para anunciar na televisão e o pequeno investimento para impactar a mesma quantidade de pessoas online. É uma grande diferença.
Você e sua empresa podem estar perdendo as grandes batalhas pelos alunos por W.O. simplesmente porque não sabem onde essas batalhas estão acontecendo. Neste texto, vamos falar tudo sobre como o Inbound Marketing para educação pode trazer muitos alunos para sua instituição de ensino.
Se tiver qualquer dúvida, deixe o seu comentário no final da página!
Boa leitura!
Introdução – O que é Inbound Marketing
O Inbound Marketing é uma estratégia online para atrair pessoas com bom conteúdo.
Enquanto o marketing tradicional aluga a atenção das pessoas com propagandas sem sentido ou pior, apenas sobre o produto ou serviço, o Inbound Marketing busca chamar a atenção delas para coisas que elas gostam e procuram.
Quer um bom exemplo de Inbound Marketing e Outbound Marketing (estratégia tradicional)? Imagine duas universidades que sempre disputam ferrenhamente cada aluno semestre a semestre. Uma delas descobriu o Inbound Marketing para educação (Universidade A) enquanto a outra continua comunicando-se da mesma forma (Universidade B).
A Universidade B começou com tudo a sua campanha de marketing, em TV, rádios, jornais e até mesmo na internet, somente quando chegou perto do dia de vestibular (como sempre). Mas dessa vez ela percebeu que sua principal concorrente está veiculando menos propaganda direta.
Acontece que a Universidade A começou sua campanha de aquisição de alunos 6 meses antes, apenas online. Ela desenvolveu uma estratégia sólida de planejamento e execução.
Os passos tomados foram simples: levantamento de pautas interessantes para os alunos em dúvida sobre qual curso escolher, como passar na prova e etc. Ela percebeu que existem milhões de buscas no Google para pautas como essas:
- Como passar no vestibular federal;
- 10 novas profissões que remuneram melhor;
- Como conseguir financiamento do FIES passo a passo;
- Como escolher a melhor faculdade;
- O que é nota de corte no vestibular?;
- Quanto custa fazer faculdade privada ou federal.
Então, iniciou um blog altamente educativo, produzindo artigos ricos e diariamente otimizados para o Google com vídeos, infográficos, podcasts e claro, muitos banners com eBooks sobre os mesmos assuntos no meio dos conteúdos.
Dessa forma, em três meses, a faculdade já tinha dezenas de páginas em primeiro no Google, aumentando seu tráfego mensal em 100.000 visitantes. No entanto, o esforço da Universidade A não foi apenas em construir um blog.
Ela também criou muitos materiais de troca como Testes Vocacionais, eBooks e outros materiais ainda mais ricos sobre esses assuntos e passou a divulgá-los por Facebook Ads. Assim, o tráfego orgânico junto ao Facebook Ads fez com que essa universidade gerasse nada mais nada menos do que 1.000 leads por dia.
Se você não sabe o que é lead, aprenda agora: lead é o resultado quando uma pessoa deixa o seu contato em um site voluntariamente para receber algo em troca. Por isso chamamos os materiais ricos de materiais de troca.
Voltando ao exemplo, a Universidade A separou apenas 40% da sua verba para gerar 180.000 leads. Esses contatos não foram deixados de lado. As pessoas que estavam mais preparadas para fazer uma matrícula já se cadastraram no vestibular com promoções de pré-cadastro. E as que ainda estavam em dúvida foram trabalhadas por e-mail e WhatsApp.
A universidade não deixou sua campanha tradicional, mas realizou um ótimo trabalho na internet. Desses 180.000 contatos, eles conseguiram garantir a presença de 36.000 vestibulandos. Ao analisar esses estudantes, 1.800 tornaram-se alunos.
Pode parecer pouco, mas talvez muitos desses novos alunos nem planejaram fazer ou faculdade ou cogitaram a Universidade A como escolha. E além dessa vitória, a Universidade A agora tem uma campanha de aquisição de alunos rodando 24 horas por dia, todos os dias do ano. Assim, ela ela consegue melhorar seus conteúdos, produzir novos materiais e apenas melhorar essa máquina de negócios.
Enquanto isso, a Universidade B obteve a mesma quantidade de alunos de sempre e agora precisa entender e replicar a estratégia de Inbound Marketing da sua concorrente.
4 dicas para um bom Inbound Marketing para educação
Existe muito espaço na internet para o Inbound Marketing para educação.
Você pode pensar que a maioria das universidades, colégios e cursos já ocuparam e dominaram a internet. E esse é um terrível engano! A internet brasileira ainda é muito carente de bom conteúdo. Isso acontece porque não é tão simples executar uma estratégia de Inbound Marketing sem o apoio de especialistas.
Muitas empresas tentam e acabam desistindo porque não conseguiram resultados com o Inbound Marketing. Acontece que é preciso acreditar e investir forte no planejamento correto e conteúdo de qualidade. Se você acha melhor criar 4 conteúdos com o volume de 500 palavras do que um poderoso artigo de 2.000 palavras, cuidado: você é uma delas.
Veja o gráfico abaixo que mostra a média do volume de palavras das páginas em relação ao seu posicionamento do Google (estudo foi realizado pelo Backlinko):
Ele evidencia que todos os conteúdos precisam ser abordados de forma completa. A quantidade de palavras deve ser igual à qualidade do texto.
Veja a seguir as principais dicas para conseguir ser bem-sucedido em sua estratégia de Inbound Marketing para educação:
1) Planejamento de marketing é o passo mais importante
Assim como é impossível ter uma faculdade sem organização, é muito difícil ter sucesso no marketing sem um planejamento eficiente. O bom plano de Inbound Marketing precisa de alguns pré-requisitos como:
- Definição de KPIs;
- Escolha de buyer personas;
- Mapeamento de conteúdo;
- Configuração do funil de negócios;
- Planejamento de conteúdo;
- Planejamento da qualificação do lead;
- Estabelecimento de objetivos com data marcada;
- Entre outros pontos.
É claro que muitas vezes o plano não sai exatamente como o esperado. Mas entenda que é melhor alterar um plano no meio do caminho do que ter que criar um com pressa quando se deparar com o primeiro problema.
Se até as equipes e agências de Inbound Marketing mais experientes precisam planejar-se para atingir os objetivos de cada cliente, imagine uma organização que está fazendo isso pela primeira vez.
2) Não hesite em ajustar a estratégia
Quando o planejamento desconhece a realidade do mercado, muitos atritos podem acontecer. Você, como gestor do plano de marketing precisa se adaptar rapidamente, ajustando a estratégia de acordo com os desafios propostos.
O trabalho de marketing é dinâmico. Ele é exatamente como deve ser a nova educação, mais ágil, receptiva à opinião dos destinatários da mensagem, adaptável, divertida. Somente assim o ensino e o marketing serão aceitos pelos públicos. Imagine que na sala de aula e na internet, os professores e profissionais de marketing possuem os mesmos concorrentes.
Eles são vídeos de WhatsApp, memes engraçados do Twitter, fotos de amigos no Instagram e tudo o que chama a atenção dos usuários.
3) Mensure e analise os dados o tempo todo
Um passo importante para o sucesso dos planos de Inbound Marketing é a análise constante dos dados obtidos na campanha. Uma boa dica para isso é ter um dashboard atualizado diariamente.
Toda ação de marketing precisa ser planejada, executada e analisada para saber se deve ser repetida e como pode ser melhorada. Trata-se de uma busca constante pela melhor forma de fazer marketing.
4) Separe pelo menos 70% da sua verba para criação de conteúdo
Esse é um dos grandes erros de muitas empresas e instituições que optam pelo Inbound Marketing. Lembre-se que essa estratégia está baseada em chamar a atenção do público em vez de comprá-lo.
Como se faz isso na internet? Com conteúdo chamativo de qualidade. Só que você não fará 10 conteúdos matadores e poderá finalizar seus esforços de criação.
Será preciso produzir muito conteúdo, pelo menos 1 por semana (é uma quantidade mínima) com muita qualidade. Afinal, você não vai criar apenas conteúdos matadores. É necessário criar muitos conteúdos para que alguns deles acertem na mosca. Os outros precisarão ser mais otimizados e adequados para ter uma performance melhor.
O conteúdo no Inbound Marketing para educação pode ser formatado em:
- Artigos de blog como esse;
- Vídeos (divulgados em posts de blog, canal do YouTube, Facebook e até Instagram);
- Podcasts;
- Infográficos;
- Imagens em social post;
- E muito mais.
É com conteúdo que os influenciadores digitais atraem milhões de jovens. Então, imagine quantos formatos e tipos de temas sua organização pode abordar que atrairiam possíveis novos estudantes?
Conclusão
Como vimos, existem diversas formas de atrair novos alunos na internet e iniciar uma comunicação quando se adota o Inbound Marketing para educação. Isso acontece porque se torna muito mais fácil atrair e converter usuários online quando o assunto não é apenas um: vender uma matrícula para ele. O ser humano já cresce sendo impactado por dezenas de mensagens publicitárias diariamente.
A sua ‘programação’ e resposta mais óbvia sempre será o não ou pior, a indiferença. Por isso, o Inbound Marketing para educação é tão importante para instituições que precisam preencher turmas. Além disso, com o grande avanço da educação a distância, estabelecer estratégias online eficientes para captar alunos é ainda mais importante para escalar o negócio.
No entanto, muitas escolas e universidades têm falhado no primeiro e mais importante passo ao adotar o Inbound Marketing para educação que é entender e aceitar a sua essência. O Inbound Marketing é uma estratégia onde a atenção dos clientes é conquistada, não forçada.
Em outras palavras, você deve falar o que o usuário quiser ouvir, quando ele preferir e como ele escolher. Por isso, deve haver um profundo entendimento das buyer personas, seus momentos de compra e forma preferida de receber mensagens.
A dificuldade de muitas organizações está justamente no fato de investir pouco nos assuntos que não são relacionados ao produto ou pior, tentar vender o seu produto antes do momento adequado.
Com o Inbound Marketing para educação, você deve ter mapeado todos os conteúdos que a sua persona busca na internet e prefere. Ao ter uma verdadeira máquina de vendas online, o seu negócio começará a:
- Preencher turmas mais facilmente;
- Utilizar a equipe de vendas apenas para alunos prontos para matricular;
- Explorar um oceano azul de oportunidades que os concorrentes desconhecem;
- Ganhar mais credibilidade diante dos públicos;
- Ensinar e educar de graça, já se tornando uma escola antes mesmo da matrícula.
Esse último benefício é o grande casamento entre o Inbound Marketing e as instituições de educação. Enquanto empresas precisam mudar completamente sua mentalidade para desenvolver uma verdadeira escola online, as escolas e universidades só precisam fazer o que já sabem e praticam diariamente, só que online e aberto ao público.
Imagine como seria interessante ter as primeiras aulas de cada faculdade disponíveis online para os estudantes em dúvida, que teriam maior embasamento para escolher seu curso!
Existem muitas ideias e formas de atingir os alunos. Seja criativo e conte com uma empresa experiente em Inbound Marketing para educação nessa nova empreitada!
Tem alguma dúvida ou sugestão sobre esse artigo? Deixe o seu comentário logo abaixo!
Obrigado por ler até aqui!