Por que o Inbound Marketing é a melhor opção em tempos de crise?

“O segredo é não correr atrás das borboletas… É cuidar do jardim para que elas venham até você.”
A frase é do escritor Mário Quintana, mas poderia ser de um especialista em Inbound Marketing falando sobre marketing em tempos de crise. A ideia do “marketing de atração” é exatamente essa: oferecer soluções aos desafios de marketing e vendas, definindo estratégias dinâmicas que aproximem naturalmente o cliente de sua empresa. É apaixonar o cliente pela organização e não comprar meios para “invadi-lo” com o oferecimento de produtos ou serviços.
Em um momento de queda no consumo, aumento no nível de endividamento da população (em todas as faixas de renda) e elevação nas taxas de desemprego, reinventar a maneira como a empresa se comunica com seu target é fundamental para sua sobrevivência no mercado. Mas será que o seu negócio sabe se adaptar aos momentos de crise econômica ou anda está limitado à superficialidade do Outbound Marketing?
A principal razão para a falência das empresas durante as crises
Infelizmente, diferente da mentalidade de grandes players estrangeiros, no Brasil, muitos gestores ainda têm uma visão “estrábica” sobre o que deve ser remodelado durante um momento de retração econômica. Como alguns deles enxergam o marketing como uma área secundária, de simples apoio, responsável por muitas despesas e de resultados intangíveis, interrompem imediatamente e cortam verbas sem piedade de todos os projetos da área ao primeiro sinal de crise econômica.
O resultado (em vez da sobrevida esperada) é a diminuição dos recursos financeiros da empresa no médio prazo, culminando, em alguns casos, na inviabilidade de se manter de portas abertas após o furacão da crise econômica.
Quais mudanças devem ser adotadas durante a crise econômica?
O marketing focado em resultados pode ser usado de forma inteligente para apresentar estratégias específicas às mudanças no ambiente externo, entregando valiosas oportunidades de negócios ao time de vendas mesmo em momentos de retração.
Entretanto, é preciso inovar: mudar a visão de comunicação e compreender que as iniciativas do marketing tradicional custam muito, trazem resultados muito dispersos, e de difícil mensuração. É tempo das companhias começarem a pensar no mundo digital em sua plenitude, analisando todas as oportunidades de que poderiam se valer para superar tempos de crise.
Marketing de Atração como caminho seguro para vencer a crise
A estratégia de Inbound Marketing busca fazer marketing para o público certo, na hora certa e no momento certo. Quando você entrega o conteúdo que seu prospect está procurando, suas chances de conquistá-lo são muito maiores. Ou seja, é menos esforço para resultados mais robustos.
Perceba que não se trata de reduzir custos na área de marketing, mas de mudar seu enfoque apostando no Inbound — tática moderna e totalmente ligada ao universo digital que minimiza a dependência de fatores macroeconômicos no desempenho da empresa.
Confira a seguir algumas ferramentas do marketing de atração:
1. Marketing de Conteúdo
Disseminar conteúdos ricos em blogs, vídeos no YouTube, e-books, newsletters, etc. Tem um custo baixo e é de fácil mensuração. O ROI pode ser medido a partir do aumento no número de leads e seu percentual de conversão em clientes efetivos. Esses são dados ligados aos demonstrativos de resultado da organização e, portanto, podem ser usados em reuniões estratégicas para evidenciar a importância do setor para o negócio de forma global.
Confira nosso artigo sobre Marketing de Conteúdo e como ele pode te ajuda a vender mais.
2. SEO
Desenvolver estratégias para melhorar a posição dos sites nos motores de busca. Essencial para ser detectado por quem quer comprar seu produto ou adquirir seu serviço. É uma iniciativa que tem custo muito baixo e que gera resultados extremamente relevantes.
Veja também 10 Dicas de SEO para o Google Achar seu Site.
3. Redes Sociais
O trabalho especializado nas mídias sociais tem o objetivo de captar novos clientes e criar uma proximidade destes com relação à marca. Além desse enfoque, muitas empresas usam as redes como uma espécie de E-CRM (analogia ao CRM tradicional), colhendo informações preciosas das expectativas, perfis e intenções de seu público-alvo, o que contribui para a elevação no nível de serviço oferecido.
Resumo dos benefícios do Inbound Marketing:
- Autoridade de conteúdo sobre o mercado que está inserido;
- Muito mais barato do que o marketing tradicional e com resultados bem mais duradouros;
- Precisão “cirúrgica” no alcance de seu público-alvo: menos esforços, mais resultados;
- Comunicação interativa e relacionamento direto com a sua audiência.
Agora ficou claro porque muitas empresas, poucos meses após a redução de investimentos em marketing costumam “esfarelar” em vez de se protegerem da crise econômica?
Tem alguma dúvida sobre quais estratégias específicas poderiam ser adotadas para melhorar a comunicação de sua empresa? Compartilhe sua experiência conosco. Até a próxima!
Saiba mais o que o Inbound Marketing pode fazer pela sua empresa.