logo_clara

Topo de Funil: como atrair muito mais tráfego para seu site

O conceito de funil do Inbound Marketing representa a jornada da sua audiência desde o primeiro contato até a conversão em vendas.

Para atrair visitantes, convertê-los em leads e fechar vendas é necessário desenvolver ações e conteúdos adequados para cada fase da jornada.

Pensando nisso, resolvemos criar uma série de posts especiais apresentando sugestões de temas e formatos para cada etapa do funil de marketing.

Confira neste post como estruturar suas estratégias de topo de funil para atrair ainda mais tráfego para o seu site.

Entenda um pouco sobre Inbound Marketing

Como você provavelmente já deve saber, o Inbound Marketing tem como objetivo criar e compartilhar conteúdo voltado a um público específico (personas) de forma a conquistar a permissão de se comunicar de forma direta e criar assim um relacionamento.

Por entregar relevância às personas, as taxas de conversão costumam ser melhores, fazendo com que essa estratégia custe até 62% menos que o marketing tradicional (segundo dados de pesquisa Hubspot).

Como atrair os visitantes para o site da minha empresa?

Qualquer um de nós tem dúvidas, problemas ou interesse em algum assunto, certo?

Um dos principais meios que utilizamos para encontrar conteúdos que resolvam essas questões é a busca do Google (ou demais buscadores). É neste momento que se inicia a estratégia de Inbound Marketing.

Se você sabe que possui um produto ou serviço que soluciona algum problema, de que forma você pode atrair pessoas que teriam interesse por essa solução?

O Google utiliza um algoritmo com diversas variáveis para “rankear” os sites que irão aparecer nas páginas de resultados de busca. A utilização de SEO (Search Engine Optimization) é fundamental nesta parte. Pois, se o seu site é exibido nas primeiras posições para determinadas palavras, suas chances de atrair o seu público de interesse aumentam muito!

Mais de 80% das pessoas não chegam a visitar a segunda página de busca. E quase 60% dos cliques acontecem apenas nos três primeiros resultados. Por isso, a importância de estar bem colocado.

Para ampliar as chances de atração, você deve investir em marketing de conteúdo.

Quais temas podem ser trabalhados no topo do funil (TOFu)?

No topo de funil, fase de atração, seu público sabe muito pouco sobre o assunto que está buscando e provavelmente não tem intenção de realizar uma compra ou contratar algum serviço.

Por isso, seu objetivo deve ser atraí-lo através de seu problema, pois é isso que ele tem em mente nesta etapa. “Tenho um problema, preciso resolvê-lo”.

Não faça ofertas da sua empresa, pois sua persona ainda não está inclinada a uma compra ou contratação. Deixe para fazer isso mais adiante.

Vamos usar a 360DBI como exemplo para facilitar. No topo do funil, nossa persona (que é um gestor de marketing de uma média ou grande empresa) ainda nem conhece o Inbound Marketing, nosso principal serviço, porém, está com alguns desafios no seu dia a dia

Como calcular o ROI de ações de marketing?

Nem sempre é fácil comprovar o retorno sobre investimento de algumas ações, mesmo as digitais. Ao entregar uma planilha com a fórmula pronta para calcular o ROI, por exemplo, a persona tende a se interessar pelo conteúdo e se transformar em um lead para ter acesso ao material.

Estratégias marketing digital para gerar mais oportunidades de vendas

Sabemos que a área de marketing não fecha vendas, porém, é responsável pela geração de leads e oportunidades para o setor comercial. Apresentar um conteúdo que contenha diversas estratégias é um atrativo para nossa persona.

Site com pouco tráfego: como otimizar?

O gestor provavelmente não entende a fundo sobre Inbound, Marketing de Conteúdo ou SEO, porém ele sabe que quanto mais tráfego gerar para seu site, maiores são as chances de aumentar as vendas.

Certamente ele ficará interessado em saber em quais estratégias investir para melhorar o desempenho da sua empresa.

Quais os formatos de conteúdo podem ser trabalhados no topo do funil?

Agora que você já entendeu melhor sobre quais temas que podem ser tratados no topo do funil, saiba mais sobre os melhores formatos para atrair visitantes:

funil de marketing

Blog Posts

Uma das melhores formas de entregar conteúdo ao seu público e otimizar o “rankeamento” no Google é com posts no blog da sua empresa. Algumas dicas:

  • Utilizar a palavra-chave foco no decorrer do texto, utilizando também sinônimos;
  • Utilizar palavra-chave no título, h1, URL;
  • Utilizar palavra-chave como título da imagem, ao invés de exemplos como: “imagem1.jpeg”, “DSC 12354”;
  • Inserir links de relevância e conexão com o tema abordado – tanto internos, para outros conteúdos relacionados no seu blog, quanto externos, para outros sites que possuam conteúdo de qualidade sobre o assunto tratado.

Observe a imagem abaixo como exemplo de estrutura ideal:

modelo de seo

Redes Sociais

A motivação principal do topo de funil é atrair o maior número de visitantes.

Utilizar bem as redes sociais pode facilitar e amplificar os resultados.

Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e LinkedIn são boas oportunidades para despertar curiosidade dos potenciais clientes linkando para os posts que forem produzidos no blog.

As redes sociais, entretanto, contam com algumas particularidades. Cada uma delas contém um foco principal e você deve saber onde seu público está para direcionar sua estratégia a um canal ou outro.

Com 95 milhões de usuários no Brasil, o Facebook pode representar uma boa oportunidade, principalmente por possuir a opção de anúncios com um custo baixo.

Já o LinkedIn conta com um apelo mais profissional e dependendo do seu segmento vale a pena focar nessa rede social, porém o custo por clique costuma ser muito elevado. É o canal perfeito para quem está no mundo corporativo e trabalha B2B.

Dica: utilize o Pulse do Linkedin para divulgar conteúdos do blog

O Pulse é uma ótima ferramenta do Linkedin para publicar artigos ou potencializar conteúdos do blog.

O ideal é o autor das postagens publicar também no Linkedin uma prévia do texto que está no blog com um call to action para ler o material integral no site.

Dessa forma, é possível atingir mais pessoas, identificar quem visualizou a prévia e gerar cliques para o material de Inbound.

Observe esse exemplo:

divulgação de linkedin

O Instagram, por sua vez, tem um direcionamento visual perfeito para empresas que trabalham em cima de aspectos ilustrativos, layouts e imagem como um todo – uma ótima opção para e-commerces de moda ou decoração. Da mesma forma que o Pinterest pode ser um excelente canal para estes mesmos segmentos.

O Twitter está mais ligado a tendências e assuntos que estão sendo falados no momento. Dependendo do público, pode ser um bom canal para distribuição de conteúdo.

Tudo é uma questão de saber onde seu público se encontra.

Guest Posts

O guest post é aquele conteúdo gerado para seu blog, mas escrito por um convidado e não por você. O ideal é propor uma parceria: sua empresa cria um conteúdo para veicular no blog do parceiro e o parceiro cria um conteúdo divulgar no seu blog.

Contar com produção externa pode ser muito mais benéfico do que simplesmente gerar relevância e volume de postagens: um dos fatores levados em conta pelo algoritmo do Google para um bom rankeamento na busca orgânica é a quantidade e a qualidade dos links externos (Link Building).

O importante é: ao fazer esse tipo de parceria, procure por pessoas relevantes na área de atuação da sua empresa e não simplesmente sites que possuam um bom volume de tráfego.

O Google analisa o contexto e pode desconsiderar links que não façam sentido.

AdWords

Este é o principal serviço de publicidade do Google. Muito útil no “start” de estratégias de inbound marketing, os Links Patrocinados alavancam o tráfego do seu site antes que o mesmo tenha fôlego para gerar audiência orgânica.

Este é um serviço pago e seu custo de compra é feito por cliques, CPC, ou CPM, custo por cada mil impressões. Mesmo que a sua estratégia orgânica seja madura, o investimento em Adwords pode fazer com que o seu site seja exibido para buscas em que o mesmo não esteja bem posicionado.

DINO

Dino é uma plataforma paga para divulgação de releases em portais que pode ser utilizada pela sua empresa como parte da estratégia macro de marketing digital. Alguns portais grandes como a Exame e o Terra são parceiros da Dino e podem distribuir seus conteúdos, se julgarem os mesmos relevantes.

Como a audiência desses portais é muito grande, você se beneficia deste fator e aumenta o poder de alcance ao público.

Para utilizá-la é muito simples: basta contratar de forma avulsa ou mensal a participação no Dino.

Feito isso, faça upload do seu release com a segmentação de editorias. O ideal é inserir links para o seu site, já que o objetivo é gerar tráfego. A plataforma ainda apresenta um relatório para avaliação e mensuração de resultados após a distribuição.

De fato criar uma estratégia de Inbound Marketing envolve muitos aspectos.

Continue acompanhando nosso blog e saiba como estruturar as demais etapas do funil:

 

Guia completo do Inbound Marketing

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima