Inovação no Marketing: As fronteiras cada vez mais tênues entre o Marketing Online e o Offline

A inovação no marketing já é considerada uma obrigação! Saiba tudo sobre as últimas tendências do ramo neste artigo.
Certamente você já sabe: o marketing de hoje é muito diferente do praticado há um ano atrás. Essa é uma das características mais marcantes dessa área: trata-se de um campo dinâmico, em evolução rápida e constante.
Não faz muito tempo, pensávamos em marketing digital e offline de maneiras completamente separadas. Cada um tinha suas regras e processos. Hoje, no entanto, da mesma maneira que nossas rotinas se misturam com nossa presença online, o marketing também está se adaptando.
Quer alguns exemplos? Estamos utilizando displays no lugar de cartazes, mobiliário urbano interativo, mapeamento de atividades de clientes em lojas físicas, experiências digitais, realidade aumentada e muitos, muitos outros recursos!
Quer aprender mais sobre como expandir o conceito de Marketing Digital na sua empresa? Leia também esse outro conteúdo que preparamos!
A seguir, vamos falar um pouco mais sobre essas novidades incríveis e como você pode aproveitá-las para fazer seu negócio decolar. Continue lendo e confira:
O que é inovação no marketing?
Ao ouvir o termo “inovação”, a maioria das pessoas pensa em novos gadgets e tecnologias avançadas. No entanto, trata-se de muito mais do que isso.
Inovar é um processo criativo, sim, mas também envolve bastante pesquisa e análise. Para criar uma solução inovadora, você precisa conhecer seu público, entender seus problemas e oferecer ideias novas, simples e úteis para resolvê-los. E no marketing isso não é diferente!
Por exemplo, com o passar dos anos, as pessoas foram deixando de prestar atenção em banners e anúncios. O que um dia foi a última palavra em marketing digital, deixou de ser eficiente. Isso porque as pessoas buscavam informações, e não propagandas.
A inovação veio em forma de marketing de conteúdo. E essa ideia evolui a todo momento!
Então, antes de criar uma inovação no marketing na sua empresa, você precisa entender duas coisas:
- Seu público;
- As tendências do mercado.
Vamos lá?
Tendências para inovação do marketing em 2019
Selecionamos as maiores tendências de inovação do marketing para você. Dessa forma, você fica por dentro de tudo que está acontecendo – e vai acontecer – no setor! Confira:
Micro-moments
Sabe quando, durante uma conversa, bate uma dúvida sobre algo e você saca o smartphone para encontrar a resposta? Essa já é uma prática extremamente comum em todos os ambientes.
Você já considerou que, ao antecipar essas perguntas e oferecer respostas relevantes, sua empresa pode conquistar e fidelizar clientes?
Aproveitar os micro-moments é uma das maiores tendências de inovação no marketing.
Um exemplo de canal para isso é o stories do Instagram e Facebook.
Interação em tempo real
Construir um relacionamento próximo com os seus clientes nas redes sociais já é uma regra estabelecida do marketing digital. No entanto, a tendência é que essa conversa se torne ainda mais interativa com o conteúdo em tempo real.
Cada vez mais populares, as transmissões ao vivo conquistaram o mundo. A tendência toma conta até mesmo do entretenimento. Os streamings ao vivo estão, aos poucos, roubando a audiência de vídeos e conteúdo editado.
Existe algo muito chamativo na autenticidade e possibilidade de interação que as transmissões em tempo real oferecem, não é mesmo?
Recursos virtuais no PDV
Como mencionamos anteriormente, as divisões entre o mundo “real” e “virtual” já começaram a se dissolver. Atualmente, existem inúmeras opções para quem quer trazer a conveniência digital para seus pontos de venda.
Por exemplo, algumas lojas varejistas contam com dispositivos que oferecem aos clientes alertas sobre os produtos que procuraram na internet. Assim, o cliente pode ser avisado de uma oferta ou da disponibilidade do item antes mesmo de falar com um vendedor.
Além disso, as fotografias 360º podem oferecer vitrines virtuais. O cliente pode ter essa experiência até mesmo utilizando um dispositivo de realidade virtual.
A realidade aumentada, por sua vez, tem sido usada para ajudar clientes com a visualização de um produto ou resultado de um serviço. Esse já é um recurso comum para simular cores de tinta nas paredes, por exemplo.
Como você pode perceber, as possibilidades são infinitas!
Freemium
Outra tendência que tem disparado é a oferta de serviços Freemium. O termo é a junção das palavras em inglês “free” (grátis) e “premium”. A estratégia consiste em oferecer um período de teste para serviços ou produtos pagos.
Atualmente, pouquíssimos clientes estão dispostos a investir em algo que não conhecem bem. E, com tantas opções disponíveis no mercado, as empresas que oferecem amostras gratuitas acabam disparando na frente da concorrência.
Coolpom
Outro termo composto, essa técnica une as palavras “cupom” e “cool” (legal). Trata-se de uma repaginação dos velhos cupons de desconto. Isso mesmo: eles também vieram para a era digital!
Hoje, existem aplicativos que oferecem descontos e outras vantagens para o consumidor. Além disso, é possível oferecer promoções com base na proximidade do cliente de um determinado ponto de venda.
Imagine só: seu cliente está passeando duas ruas acima da sua loja. Então, recebe uma notificação no celular com sua oferta. Provavelmente, até mesmo sobre um produto que ele já procurou anteriormente. Não é incrível?
Conclusão
Nas últimas décadas, presenciamos um avanço em velocidade recorde na tecnologia. Nunca, na história da humanidade, houveram tantas mudanças e novidades em tão pouco tempo.
Nosso mundo, nossa sociedade e nossos padrões de comportamento também estão mudando para acompanhar essa revolução. Por isso, nada mais natural que ocorra essa inovação no marketing também.
Neste artigo, você conheceu as últimas tendências de inovações no marketing. Aprendeu sobre como o marketing online e offline estão cada vez mais unidos e como a tecnologia pode ser utilizada a favor do seu negócio.
Agora, é só colocar a criatividade para trabalhar e inovar também!
Quer continuar aprendendo sobre as melhores estratégias para sua empresa? Confira os outros posts no nosso blog:
- Geração de leads no Linkedin: estratégias durante a jornada de compra
- CVO – O diretor de visão no planejamento estratégico das empresas
- Métricas e indicadores que empresas B2B devem acompanhar
E você, já conta com algum dos recursos que apresentamos na sua empresa? Divida sua experiência conosco nos comentários e deixe sua opinião sobre o assunto! Se ainda ficou com alguma dúvida, basta perguntar!