Lifetime value: O que é e como calcular

lifetime value

O Lifetime Value é um dado muito importante sobre os seus clientes. Aprenda como calculá-lo neste guia completo!

Você conseguiu seu cliente em uma campanha de Leads de sucesso! Parabéns!

Mas e agora, como continuar acompanhando seus resultados e fazendo sua empresa crescer?  O cálculo do Lifetime Value pode ajudar a entender melhor como seus clientes se comportam e quanto valor eles trouxeram para seu negócio.

Essa métrica auxilia no mantimento da saúde financeira da empresa, além de identificar possíveis problemas para que você possa solucioná-los! Ou seja, trata-se de um acompanhamento importantíssimo para o sucesso do seu negócio.

Quer mais dicas para otimizar os processos na sua empresa e lucrar cada vez mais? Leia também esse outro artigo no nosso blog!

A seguir, vamos explicar o que é LTV, como calcular o da sua empresa e quais benefícios esse acompanhamento pode trazer! Continue lendo e aprenda tudo o que você precisa saber sobre Lifetime value:

O que é LTV ou Lifetime Value?

O LTV, ou Lifetime Value, é um termo em inglês que significa “Valor do Tempo de Vida”. Ele se refere a uma métrica de marketing, utilizada para calcular o faturamento que um cliente trouxe para o seu negócio ao longo do relacionamento.

Ou seja, mais do que indicar o valor dos tickets isolados, o LTV demonstra o rendimento total que um cliente gera.

Vamos entender melhor com um exemplo:

Considere dois clientes, A e B. O Cliente A faz compras todos os meses na sua loja há dois anos, com um ticket médio de R$ 10 por mês. Já o Cliente B comprou apenas uma vez, com um ticket de R$ 100.

Quando você analisa esses dados considerando apenas os tickets do mês em que B fez a compra, esse parece um cliente que gastou mais com seu negócio. No entanto, A é um cliente fiel, que já gastou uma média de R$240 na sua loja – e tende a continuar gastando.

Dessa forma, o Cliente A possui um LTV mais alto.

Quais são as vantagens de calcular o Lifetime Value?

O cálculo do LTV ajuda em mais fatores do que apenas no acompanhamento da performance financeira da sua empresa. A partir dele, gestores podem definir estratégias para aumentar o faturamento e a retenção de clientes.

Isso porque, ao monitorar os hábitos de compra dos seus clientes, você consegue identificar problemas e perceber padrões.

Como calcular o LTV?

O cálculo do LTV é extremamente simples. Basta seguir a seguinte fórmula:

LTV = Valor ticket médio x Tempo de retenção de clientes

Veja o exemplo:

Vamos supor que o valor do ticket médio da sua empresa seja R$500 mensais.O cliente em questão já compra com você há 3 anos. Então:

LTV = 500 x (3 x 12)

LTV = 500 x 36

LTV = 18.000

Muito provavelmente você vai querer um número médio do LTV de todos os seus clientes, certo? Não se preocupe: a mesma fórmula pode ser utilizada para calcular isso. Basta adaptar o tempo de retenção para o tempo médio de retenção da empresa.

Viu como é fácil? Claro, existem diversos sistemas automatizados para realizar esse cálculo e facilitar seu dia a dia. No entanto, é muito importante entender como o LTV é calculado. Dessa maneira, você consegue acompanhar a evolução do seu negócio mais de perto.

Para empresas em que o modelo de negócio é de pagamento recorrente, como uma assinatura, calcular o LTV é ainda mais importante.

Tenha em mente que é importante saber também a taxa de churn da empresa, ou churn rate. É um dos dois principais fatores que determinam o nível estável de clientes que uma empresa suportará.

Então, para negócios que são baseados em pagamento com recorrência. É imprescindível calcular o churn rate, pois assim você sabe o valor médio de receita a cada nova aquisição.

Exemplo: se a assinatura do seu serviço é de R$100 mensais e o cliente geralmente se mantém ativo na base por 15 meses, o faturamento de casa nova aquisição é de R$1.500. Isso é superimportante para o cálculo de ROI.

Por que é importante calcular LTV?

Como todo empreendedor sabe, é impossível administrar o que você não monitora. Saber os números de LTV vai ajudar na tomada de decisão estratégica.

Uma das principais funções do cálculo de LTV é ajudar a entender se você tem gastado mais para conquistar e reter seus clientes do que o retorno recebido.

Além disso, ele permite que você faça uma análise mais completa dos seguintes dados:

  • Quanto custa conquistar novos clientes?
  • Quanto tempo os clientes permanecem comprando com a sua empresa?
  • O custo de aquisição e fidelização de clientes é maior ou menor que o LTV?

Assim, é possível identificar problemas e implementar possíveis soluções. Por exemplo, se você está gastando mais do que o LTV para conquistar novos clientes, é hora de ajustar as estratégias.

Como aumentar o LTV da sua empresa?

Agora que você já sabe a importância do LTV e como calculá-lo, é hora de pensar em estratégias para fazer esse número subir!

Veja as dicas que separamos para fazer sua empresa decolar de verdade:

  • Foque na fidelização: o LTV tem muito mais a ver com o tempo de relacionamento entre o cliente e a sua empresa do que com os valores dos tickets únicos!
  • Ofereça conteúdo relevante: hoje, um dos principais fatores da fidelização é a autoridade da marca e a disponibilidade de informações interessantes para os clientes. Seja através de blogs ou das redes sociais, o consumidor prefere empresas que informam, agregando valor ao seu produto.
  • Mantenha o contato: um dos maiores erros entre as empresas é não continuar a comunicação com o cliente após a compra. Então, envie newsletters para manter o consumidor informado sobre as novidades do setor e interessado na sua marca! Dedique tempo ao seu pós-venda.
  • Atendimento e suporte: o bom atendimento não se limita ao momento da compra.  Para fidelizar mais clientes, você precisa contar com uma equipe preparada e apta para ajudar o consumidor em todos os momentos – do pré ao pós-venda.

Conclusão

Como empresário, você precisa estar sempre por dentro dos números da sua empresa. Um dos mais importantes entre esses dados é o LTV, ou Lifetime Value. Ele se refere à receita média que seus clientes trazem para o seu negócio, com base no tempo de fidelização.

Com esses números em mãos, é possível potencializar seus resultados, identificando possíveis problemas mais cedo.

Quer continuar aprendendo métodos para fazer com que sua empresa cresça cada vez mais? Acompanhe nosso blog! Veja outros artigos que podem interessar você:

E então, sua empresa já faz o acompanhamentos do LTV? Conte-nos suas experiências com essa métrica nos comentários, e não deixe de perguntar se ainda ficou com alguma dúvida!

Deixar uma resposta

Seu email não será publicado.