As maiores dificuldades para qualificar leads

Leads qualificados aumentam as oportunidades de negócios da empresa, geram mais resultados e aderem a novos produtos e serviços com maior facilidade, tornando o trabalho do time de vendas mais ágil e efetivo. Contudo, saber o momento exato de enviar esses leads para o setor de vendas ainda é uma das grandes dificuldades enfrentadas pelas empresas, já que existe uma série de fatores que influenciam na qualificação dos leads e os tornam aptos ou não a receber o contato de um vendedor.

Que fatores são esses? Como eles influenciam no processo de vendas? Como contornar essas dificuldades para maximizar o tempo e os resultados do time de vendas? Confira agora as maiores dificuldades para qualificar leads e o que fazer em cada situação!

Manter a objetividade na qualificação dos leads

Para ter leads qualificados você deve estabelecer critérios que indiquem se ele é um bom lead ou não. A falta de objetividade nesse processo faz com que leads com pouca afinidade com o seu negócio sejam repassados para o time de vendas, comprometendo tempo, recursos e metas.

Para que isso não ocorra, tenha critérios de qualidade bem estabelecidos e mantenha um limite de leads por vendedor para que eles possam trabalhar com mais tranquilidade aqueles leads que realmente valem a pena.

Filtrar os leads de forma adequada

A filtragem dos leads é essencial para que você tenha um time de vendas mais produtivo e resultados mais satisfatórios. A pressa por bater metas leva o marketing a repassar leads que ainda não estão prontos para um contato de vendas, prejudicando a performance do time de vendas e quebrando o elo de confiança que foi estabelecido durante a nutrição desses leads.

A saída para essa situação é acompanhar a evolução do envolvimento desses leads com a empresa e o conteúdo compartilhado por ela, determinando quem está mais próximo da compra e quem ainda precisa de suporte para a tomada de decisão.

Analisar os leads de maneira escalável

Pequenas empresas relutam em adotar ferramentas de automação para qualificação de leads. Entretanto, fazer essa análise de maneira manual pode prejudicar a agilidade do time de vendas e onerar toda a equipe de marketing, que precisa de pessoas dedicadas em tempo exclusivo para fazer a triagem dos leads.

A melhor forma de manter a qualificação de leads acelerada é investir em tecnologia e determinar critérios afinados com os objetivos estratégicos da empresa para que o processo ande mais rápido e o time de vendas possa trabalhar com um fluxo constante de leads qualificados.

Aproveitar os leads certos

Quando o volume de leads é muito grande, fica complicado selecionar todos os que podem representar uma oportunidade de negócio para a empresa. No entanto, é preciso aprimorar os conhecimentos da equipe e a segmentação de leads de maneira que todos os leads com potencial de serem convertidos em clientes passem por um filtro e venham a ser contatados pelo time de vendas.

Sabendo classificar os leads de acordo com sua importância para o negócio, a empresa consegue priorizar os contatos e ainda não perde nenhum cliente em potencial.

Aproveitar todo o potencial do filtro de leads

O filtro de leads é uma técnica bastante eficaz para que você saiba exatamente quais são os leads mais importantes para o seu negócio. Ao cruzar o nível de interesse de cada lead com a aderência às personas de marketing, você consegue descobrir em que parte do funil de vendas ele está. Assim é possível selecionar com mais eficiência os leads mais próximos do momento de compra, ou seja, aqueles que o seu time de vendas deve entrar em contato.

Como você pode notar, a qualificação dos leads está diretamente ligada à interação que eles estabelecem com o conteúdo que sua empresa produz e compartilha. Então, que tal aprender a usar o marketing de conteúdo para escalar suas vendas e obter melhores resultados?

Guia completo do Inbound Marketing


Tagged under:

Deixar uma resposta

Seu email não será publicado.