Marketing de Conteúdo: como ele pode te ajudar a escalar vendas

O processo de vendas está cada dia mais complexo. Isso se deve à crescente exigência dos clientes e à grande oferta de produtos e serviços, levando as empresas a apostarem em estratégias mais arrojadas para se destacarem no mercado e escalar vendas com maior facilidade.

É nesse contexto que entra o marketing de conteúdo, uma estratégia que alia o conhecimento dos vendedores sobre os produtos e serviços a uma maneira mais fácil e direta de atrair prospects, gerar leads e convertê-los em vendas.

Fazer esta tática requer habilidade de escrita, uma boa definição das suas buyer personas e dedicação para criar conteúdos atrativos e direcionados. Nada que seja difícil de se conseguir!

No post de hoje iremos falar um pouco mais sobre como escalar vendas com marketing de conteúdo, o que pode trazer resultados palpáveis para a sua empresa.

Você educa seus clientes e gera leads mais qualificados

O intuito da estratégia é educar os clientes para que eles cheguem até o seu time de vendas decididos pela compra. Isso elimina as etapas preliminares tradicionais: visitas incansáveis, explicações a vários gestores, envio de materiais e propostas que não possuem retornos.

Ao criar conteúdo relevante, que esclareça pontos importantes do problema enfrentado pelo seu cliente, você está ajudando-o a formalizar esse problema e buscar soluções por si próprio. É um processo natural de amadurecimento de ideias e, quando ele estiver pronto para definitivamente buscar a solução, sua empresa estará à disposição. E com a vantagem de ter participado de todo o processo de busca de informação.

Quais recursos são utilizados para escalar vendas?

Os recursos são amplos, sendo que você pode adaptar o mesmo conteúdo para diversos formatos, criando novas formas de interação com os seus clientes. Os e-books, por exemplo, são peça chave na sua estratégia para escalar vendas, assim como ter um blog ativo e bem nutrido de informações sobre os seus produtos e serviços.

Você pode ainda aproveitar o potencial das imagens para criar infográficos. Eles podem conter dados relevantes do mercado, assim seus clientes conseguirão visualizar com mais facilidade as vantagens de contratar a sua empresa para solucionar os seus problemas.

Além dos e-books, do blog e dos infográficos, você pode lançar mão de outros formatos de conteúdo. Vídeos, apresentação de cases, whitepapers, podcasts e vários outros recursos transformam o interesse dos seus clientes em oportunidades de negócios.

Como converter leads em clientes?

A nutrição de leads é um processo contínuo. Você deve utilizar o marketing de conteúdo para conduzir seus leads através do funil de vendas até que eles se tornem clientes. Para tanto, é preciso criar conteúdos segmentados e personalizados, de acordo com o estágio de cada cliente no ciclo de vendas. Alguns estarão começando a entrar em contato com a sua empresa, descobrindo a realidade do seu problema. Outros já estarão cientes do problema e em busca de opções para saná-lo.

Segmentando e personalizando os conteúdos, você passa a fazer propostas reais para os clientes mais avançados, demonstrando o potencial da sua solução para resolver o problema em questão. Com conhecimento de causa, o cliente opta pela empresa que esteve o tempo todo elucidando conceitos, exemplificando e alimentando sua curiosidade com conteúdos interessantes. Ou seja, a sua.

Quanto mais leads qualificados você atrair para o seu negócio, maiores as chances de fechar contratos que perdurarão por mais tempo. Isso é consequência de um relacionamento bem cuidado!

Quer ir além e escalar vendas com mais qualidade ainda? Saiba o que o inbound marketing pode fazer pela sua empresa!

Guia completo do Inbound Marketing

Tagged under:

Deixar uma resposta

Seu email não será publicado.