De acordo com a crença popular, o ano só começa depois do Carnaval, assim que agora quando já tocou a última marchinha é a hora perfeita de voltar para o trabalho e estruturar a sua estratégia de marketing digital para o 2016.
Quer que a sua estratégia desse ano seja um sucesso? Aposte no que já deu certo e aprenda com os grandes especialistas da área!
A SEMrush preparou uma coletânea de cases de sucesso e ideias inovadoras de 2015 que nossos amigos especialistas de marketing digital compartilharam conosco. Quem sabe, você encontra justamente a ideia que estava buscando!
Confira!
Utilizando vídeos nas Landing Pages
“Uma das inovações que deu muito certo este ano foi a de usar vídeos nas minhas Landing Pages. Ao invés de oferecer um e-book para download e apenas enviar o usuário para uma página de confirmação com texto simples, passamos a publicar vídeos nestas páginas de confirmação, entregando um conteúdo similar ao do e-book e chamando a atenção do usuário para um tema pelo qual ele já está interessado.
Nestes vídeos, podemos abordar temas de interesse da nossa audiência e oferecer soluções pelas quais eles não estavam esperando, mas que tem conexão com o problema que querem resolver, e sabemos disso pelo tema do e-book que acabaram de baixar.
A taxa de conversão deste tipo de ação tem sido muito superior à dos e-books tradicionais!” – Rafael Rez Oliveira, consultor de Marketing Digital.
Melhorar performance atualizando conteúdos antigos
“Uma das principais lições da Rock Content em 2015 foi que sempre há margem para melhorar a performance de um blog e existe um potencial gigante na atualização de conteúdos antigos.
Um dos objetivos claros do Google é levar o usuário à página que tenha a melhor resposta para as dúvidas (em forma de busca) que ele pergunta. Geralmente um post mais completo – sempre bem escrito – irá responder essas dúvidas de maneira mais aprofundada. Logo, voltar em seus posts antigos e completá-los, aproveitando para atualizar informações ultrapassadas, aumenta o valor desse post para o Google.
Mas como escolher quais artigos devemos atualizar? Nosso primeiro teste foi melhorar os 20 posts que mais traziam tráfego orgânico para o blog, o que trouxe resultados, mas como havia pouca margem para melhorar, resolvemos fazer uma estratégia diferente e os resultados impressionaram.
A lógica é simples: é muito mais fácil ir da vigésima para a décima posição do Google do que ir da décima para a primeira. Além disso, os ganhos de se sair da segunda página do Google (que ninguém visita) para qualquer posição na primeira são enormes. Baseado nisso montamos uma estratégia com custo/benefício muito maior. Focamos em artigos que:
- Estão entre a décima-primeira e vigésima posição no Google (segunda página);
- Possuem mais de 6 meses de idade;
- A palavra-chave possui um volume considerável de buscas mensais;
- São importantes para nossas buyer personas;
Após começarmos a adotar essa prática, que agora é recorrente no departamento de marketing, conseguimos crescer o tráfego orgânico de nosso blog em mais de 1.700% (isso mesmo, mil e setecentos por cento!) em 2015″.
Retargeting Dinâmico para fidelização de clientes
“A meio de 2015 iniciei uma campanha Google para um cliente com uma loja virtual que só vendia perfumes mas que tinha muito pouco tráfego. Até aqui tudo normal, iniciei o processo de consultoria em CRO para otimizarmos não só o website para receber mais tráfego mas para ter a capacidade de transformar esse mesmo tráfego em Clientes.
Assim, juntando a otimização do website em termos de SEO e Conversão, iniciamos as campanhas de Links Patrocinados e as vendas começaram a entrar como previsto no plano. Passados três meses já tínhamos resultados bastante bons mas tínhamos alguma dificuldade em termos de “fidelização” dos clientes, ou seja, conseguíamos levar as pessoas ao website e elas compravam mas não voltavam à loja.
Foi aqui que entramos com o Retargeting Dinâmico! Aliamos a “criatividade” com a “estatística” e dessa forma conseguimos estimar, por tamanho do frasco e utilização média dos perfumes, qual o tempo de vida do produto e depois através das diferentes listas era possível apresentar a imagem do frasco de perfume que o Cliente já tinha adquirido no passado, mas estava perto de acabar, e surgir com mensagens com: “Está acabando? Aproveite os 10% de desconto, Agora!”
Esta foi uma das inovações que melhor funcionou em 2015 e que continuo a aplicar neste e em outros clientes em 2016. Vale a pena testarem!”.
Landing Pages Personalizadas para Geração de Leads
“Um dos testes que tive maior sucesso no final do ano passado foi em relação a geração de leads com landing pages personalizadas em cima de pesquisas (surveys).
A metodologia simplesmente consiste em mudar a abordagem na captura desse lead, tirando aquela objeção que acontece quase que imediatamente quando o usuário cai em uma página que requer o email dele.
Explicando melhor o processo:
- Levamos o usuário até a página que fala sobre o tópico de interesse dele e convidamos ele a responder uma pesquisa.
- Apresentamos uma pesquisa de opinião para o usuário, onde em cima das respostas dele os formulários já vão dinamicamente se adptando.
- Depois que o usuário terminou de responder, ele é redirecionado para uma página altamente relevante, mediante as respostas no passo anterior (para isso você vai precisar de várias páginas de resultado).
Com isso, consegui alavancar páginas de captura que eu estava rodando anteriormente com uma média de 1-3% de conversão, para a faixa dos 7-10%, ou seja, um aumento de mais de 200% na taxa de conversão.”
Link Building não é a única forma de construir popularidade de um site
“Há muito tempo se fala na importância do conteúdo para ações de marketing, no último ano em especial o Marketing de Conteúdo esteve em alta. Por outro lado, os profissionais de SEO ainda tratam a popularidade das páginas de maneira tradicional e técnica, o link building puro, aquele que busca por uma ligação no HTML e de preferência o follow ainda é alvo do trabalho da maioria dos profissionais.
No ano passado nós decidimos focar em uma construção de popularidade um pouco diferente, nos preocupamos principalmente em gerar conteúdo útil, publicamos ele em diferentes canais, alguns da própria marca, outros de terceiros, e não nos preocupamos em criar links. Focamos em assinar a produção e garantir que o contexto fosse sempre relacionado com os termos para os quais tínhamos o objetivo de aparecer bem posicionados no Google.
O resultado disso foi que o buscador começou a associar a marca aos termos comuns nos nossos conteúdos e, mesmo sem links físicos e sem uma página super otimizada, nós conseguimos aparecer nas primeiras posições para termos muito concorridos. Concluímos que o link building tradicional pode não ser a única forma de construir popularidade de um site, pois gerar conteúdo rico e planejado pode ser tão, ou até mais, eficiente”
E você, qual foi a sua história de sucesso em 2015? Compartilhe conosco em comentários!