logo_clara

Estratégia Inbound: aumente os resultados da sua equipe

Você está investindo em uma Estratégia Inbound  completa com uma agência especializada no segmento para produção e divulgação de conteúdo, mídia paga, otimizações de SEO, fluxos de nutrição e assim por diante, certo?

Porém, para fortalecer a Estratégia de Inbound Marketing e atingir resultados mais efetivos, o modus operandi da sua empresa precisa ser atualizado.

Os colaboradores devem se tornar agentes potencializadores:

  • O comercial precisa estar atento aos conteúdos que o marketing produzir, para poder utilizá-los na hora certa durante as vendas. Além disso, deve identificar as dores e dúvidas de seus prospects e clientes para sugerir novos temas para produção;
  • Os especialistas de cada área podem ganhar voz com a produção de artigos qualificados;
  • Toda a equipe pode utilizar as redes sociais para divulgar os materiais da empresa tanto via perfis pessoais, quanto em grupos do segmento.

Ou seja, existem algumas ações que somente a equipe interna de colaboradores da sua empresa pode executar.

Neste post, vou dar algumas dicas de como potencializar a sua estratégia sem que isso gere novos investimentos, apenas com o envolvimento do seu time.

Confira!

Treinamento e capacitação da equipe

Mesmo que somente a equipe de Marketing da sua empresa esteja envolvida no dia a dia com a agência responsável pela estratégia de Inbound, é muito importante que todos os colaboradores entendam o que é essa metodologia.

Isso faz com que novas sugestões de melhorias sejam feitas e que os funcionários interajam, divulguem e utilizem os materiais em suas rotinas de trabalho. A própria agência pode ajudar nesse sentido, montando um passo a passo de como funciona a estratégia de Inbound Marketing para sua equipe.

Esse engajamento é essencial, pois a metodologia requer uma mudança no mindset de todos.

As áreas precisam estar integradas e cientes do que está em andamento.

Invista em treinamentos para vendas

Essa integração será importantíssima também na hora de fechar vendas. Além do entendimento básico, é essencial proporcionar um treinamento de Inbound Sales para o seu time de vendas.

Isso porque existem características pontuais e que fazem enorme diferença no momento mais importante da estratégia.

Para abordar uma oportunidade gerada pelo Inbound, por exemplo, não é muito eficaz realizar uma aproximação fria e de forma tradicional (cold call). Com o Inbound Sales sua equipe estará melhor preparada para interagir e converter a oportunidade em venda.

Observe algumas etapas primordiais:

  1. Prepare uma estrutura de pré-vendas, evitando o desgaste do comercial com leads desqualificados. Uma breve ligação pode averiguar se os dados foram preenchidos corretamente pelos leads e se eles realmente representam uma oportunidade;
  2. Encaminhe as oportunidades para equipe de vendas faça uma pesquisa sobre os leads antes de abordá-los: o lead é tomador de decisão ou influenciador? / tem condições de compra? / etc.;
  3. É essencial que o comercial acompanhe o histórico de interações do lead com a sua empresa pela URL pública do software de automação: quantos materiais baixou? / quais materiais baixou? / quais emails abriu e clicou / quais páginas acessou / etc;
  4. A abordagem de vendas precisa ser consultiva, utilizando como vantagem as interações do lead: se ele fez download em um determinado conteúdo, pode estar precisando de ajuda sobre o mesmo tema, por exemplo.

A estruturação de Inbound Sales é um pouco mais complexa, mas a sua agência pode ajudá-lo a colocar em prática. Se precisar de ajuda, fique à vontade para falar com nossos consultores, sem compromisso 🙂

Engaje seu time e divulgue nas redes sociais

Outra dica que considero muito importante é que a equipe fique ciente de quando será publicado um novo conteúdo no blog ou novo material rico. Assim, logo em seguida os colaboradores podem divulgar em suas contas pessoais e aumentar o alcance das publicações.

Para aproveitar ainda mais as redes sociais, é necessário que você entenda bem a respeito da sua persona e escolha o canal certo para divulgação dos conteúdos.

Caso você possua um empreendimento de ramo B2B, por exemplo, é muito provável que o LinkedIn traga melhores resultados.

Essa plataforma conta também com uma funcionalidade que pode impulsionar a divulgação dos conteúdos: o LinkedIn Pulse.

O autor responsável pelo conteúdo em questão pode postar um trecho do artigo no Pulse e inserir um call to action que direcione ao blog post original no site, ampliando assim os acessos ao blog da empresa.

Observe o exemplo abaixo:

Sempre que utilizar este recurso, a rede de contatos do usuário que publicar receberá notificações a respeito da nova publicação. Isso se torna uma estratégia eficaz, pois aumenta as possibilidades de acesso ao conteúdo.

Além de utilizar o Pulse, os colaboradores podem publicar em suas timelines o link para o conteúdo.

Todas as medidas que ampliem o alcance das publicações são válidas, ainda mais de forma orgânica, não é verdade?

Publicando na timeline você engaja também o círculo social das pessoas que curtirem a sua postagem, pois aparecerá no feed de notícias delas.

Dependendo do segmento e da persona em questão, o Facebook também oferece boas oportunidades de divulgação de conteúdo. O alcance de publicações de usuários costuma ser maior que o das páginas de empresa.

Publique em páginas e grupos relevantes ao segmento

Participar de grupos relacionados e relevantes ao segmento da sua empresa é muito eficaz e pode gerar leads já engajados ao tema do seu produto ou serviço.

Entretanto, é importante que o colaborador que exercer essa função seja alguém que tenha propriedade no assunto para falar sobre temas centrais da empresa, comentando, interagindo e sugerindo pautas nesses grupos.

Participar, porém, exige uma certa constância, pois ela garante engajamento dos membros. Caso contrário, se somente alguns posts forem realizados, facilmente irão encarar suas postagens como SPAM.

O ideal é definir uma quantidade de vezes por semana para realizar as interações.

Outra ideia legal para esta estratégia é responder dúvidas frequentes de usuários similares à persona em forma de postagem nestes grupos, fomentando um debate e troca de ideias.

Envolva seu time de vendas

O envolvimento da equipe de vendas pode trazer muitos benefícios que considero indispensáveis para ter bons resultados com a estratégia de Inbound Marketing.

Essa integração pode ajudar na produção de conteúdos eficazes, por exemplo.

O time de vendas pode repassar dúvidas dos prospects, pois eles estão em contato constante em suas rotinas de trabalho, diferentemente do pessoal do marketing, que nem sempre dispõe deste contato direto. Como os conteúdos devem ser focados em trazer soluções à persona das empresas, é muito válido contar com essas informações.

Conteúdos objetivos que tenham relevância ao seu público fazem toda a diferença na hora de engajar e indexá-los.

Imagine, por exemplo, que a Texaco – um dos clientes da 360DBI – informa para equipe de produção de conteúdo que os prospects têm questionado muito a respeito da diferença entres os tipos de óleos lubrificantes.

Com certeza um conteúdo que traga maior entendimento sobre esse assunto, possuirá um nível grande de relevância ao público da marca.

Isso fará com que os acessos, engajamento e geração de leads orgânicos da empresa sejam impactados positivamente.
Por isso, não deixe de envolver ao menos as equipes de marketing e vendas em seu projeto macro de Inbound. Para mais dicas de como gerar mais retorno com o investimento na metodologia, continue acompanhando nosso blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima