Você tem um site amigável? Entenda a importância

site amigável

Os hábitos de consumo mudaram e as empresas que se preocupam com o seu sucesso certamente buscam formas de se adaptar aos novos parâmetros. O meio virtual se tornou uma grande fonte de renda para muitas empresas e, por isso, tornar-se uma referência nesse ambiente é fundamental para aumentar as possibilidades de se fazer negócios. Mas como podemos nos adequar ao universo web? É aí que entram o sites amigáveis, que garantem uma melhor experiência para o usuário, pois se preocupam com a praticidade do acesso e a disponibilidade de todas as informações necessárias para a navegação. É importante lembrar ainda que um site amigável para o usuário também é um site amigável para os mecanismos de busca.

Que tal aprender a transformar a sua página em um site amigável? Confira nossas dicas:

Site de fácil acesso

É fundamental que a sua página seja de fácil acesso e intuitiva. Por exemplo, ao criar o site, é importante trabalhar uma estrutura lógica de links – isso significa que as páginas devem ser acessadas a partir de poucos cliques, sem criar muitos níveis de navegação. Além disso, distribuir de forma inteligente o conteúdo usando uma arquitetura da informação é muito importante.

Invista em um Design Responsivo

Crie um site que consiga ser adaptável a todos os aparelhos, seja computador, tablet ou smartphone, por exemplo. Em geral, páginas com design responsivo são melhores para a experiência do usuário – pois ele consegue navegar sem problemas independente do tamanho de sua tela – e melhora as análises de estatística do seu site, já que é possível conhecer ainda mais seu público, descobrindo qual tipo de gadget mais utiliza.

Confira também nosso artigo sobre Google Mobile Update, a nova atualização do Google.

Links externos: quanto mais menções, melhor

Os backlinks (links externos, quando outros sites te referenciam) é uma das técnicas de SEO fundamentais para o seu site. Quanto mais citado seu site for por outras páginas, mais relevante ele parece, o que aumenta a sua visibilidade nos mecanismos de busca.

No entanto, é fundamental lembrar de que não é interessante ter links em sites aleatórios, que não fazem jus ao seu conteúdo. Os algoritmos do Google, por exemplo, podem diferenciar os links naturais (esses capazes de apresentar o valor do seu conteúdo para o usuário) e os que não são naturais, utilizados apenas para aumentar o número de menções.

O que é preciso evitar

Não abrace estratégias enganosas para tentar ranquear melhor o seu site. Muitas empresas caem na ilusão de achar que passarão despercebidas, mas os algoritmos do Google conseguem identificar esse tipo de prática e, caso seu site seja associado a alguma dessas práticas, ele poderá ser banido do índice de busca.

Confira também 10 Dicas para o Google achar o seu site.

É importante entender que nos tempos de hoje os buscadores valorizam bastante sites que se preocupam com o usuário. Ou seja, quanto mais prático e navegável for seu site, melhor o Google o considera. Por isso, a chave para um bom site amigável é investir em conteúdo, design e itens que favorecem à acessibilidade do usuário. Com essa prática, além de aumentar o número de conversões, seu site ficará ainda mais visível e relevante.

E o seu site, ele é amigável? Compartilhe com a gente as suas dúvidas a respeito do assunto!

Guia completo do Inbound Marketing

Tagged under:

Deixar uma resposta

Seu email não será publicado.