Tendências de marketing digital para os próximos anos

O maior evento de marketing digital da América Latina, RD Summit 2016, apresentou conteúdo de sobra para quem deseja estar por dentro dos avanços no setor. Eu e a equipe 360DBI estivemos por lá e resolvemos reunir algumas das principais tendências apontadas no evento.

Quer saber mais? Então acompanhe!

Big Data vai ser ainda mais decisivo

Hoje, a informação representa cada vez mais o verdadeiro poder de conversão. É com base nos dados que a maioria das ações são criadas. Ter uma base sólida permite criar estratégias embasadas com maior possibilidade de êxito e um ROI muito mais vantajoso.

Por isso, o Big Data torna-se ainda mais importante. Na parte de análise web, ocorreram significativos avanços em termos de ferramenta. O Google Analytics, por exemplo, está cada vez mais completo e proporcionando uma geração profunda e valiosa de dados.

A tendência é de que os avanços continuem, inclusive sendo inseridos alguns pontos de alto impacto no marketing digital como um todo. É o caso da inteligência artificial, ou redes neurais como alguns chamam. Aos poucos a IA vai ser inserida nos processos e ferramentas buscando otimizar e acelerar os planejamentos e estratégias criadas.

Mobile já é a “primeira tela”

Diversas palestras trouxeram o tema mobile à tona. Ter sites e materiais responsivos é uma exigência a qualquer negócio hoje em dia.

O número de acessos por dispositivos móveis será maior do que nunca nos próximos anos.

Desenvolver conteúdos, informações e todo tipo de material somente para desktop ou tablets pode ser determinante para perder espaço no mercado. Foque em mobile, pois são os smartphones são a chamada “primeira tela”, ou seja, porta de entrada da maioria dos visitantes.

O Google também informou oficialmente que mudou as diretrizes de SEO, fazendo com que os sites não responsivos sejam punidos em seu rankeamento. Mais um bom motivo para levar a sério o mobile.

UX Design vai aumentar suas conversões

Através de um mindset muito inteligente, o UX Design trabalha junto com o marketing digital em busca de melhores experiências para os usuários da página. Ambos são metodologias embasadas na experiência do indivíduo com a empresa.

Após feita uma análise das ações do seu visitante dentro do site, você reformula alguns pontos visando otimizar a navegação. Para isso, pode ser preciso alterar: design, fontes, tamanhos e o próprio conteúdo.

É importante estar atento ao feedback de cada mudança, pois novas otimizações podem ser feitas. Os testes A/B são muito bons para determinar quais alterações foram eficazes.

Focar nos indivíduos é o caminho, pois os consumidores buscam por informações e conteúdos de relevância, não perdendo tempo em sites que não entreguem respostas de forma rápida e clara. Os resultados obtidos com UX Design são de melhores taxas de conversão e maior interesse por parte dos usuários.

Essas são algumas tendências para o marketing digital em 2016 que foram apresentadas no RD Summit, em Florianópolis.

A Resultados Digitais apresentou também durante o evento inovações na plataforma RD Station e se você quiser ficar por dentro é só conferir esse outro conteúdo que preparei.

Guia completo do Inbound Marketing


Tagged under:

Deixar uma resposta

Seu email não será publicado.