As ideias de Inbound Marketing e UX Design são muito mais próximas do que você imagina. Quem disse isso não fui eu, mas Austin Knight, o líder em UX Design da HubSpot, durante palestra no último encontro do HUG Rio, no excelente Espaço NAVE, da universidade Estácio.
Segundo Austin, as duas metodologias conversam entre si e compartilham conceitos. Se colocadas em prática conjuntamente e com sabedoria, podem impulsionar qualquer campanha de marketing.
Além disso, segundo o designer da HubSpot, empresas gigantes como a Apple, e startups extremamente promissoras, como Spotify e Slack, trazem o design de UX como um de seus pilares. Isso deve querer dizer alguma coisa, não é?
Então, para quem esteve e também quem não compareceu ao último meetup do HUG Rio, preparei um post especial sobre o que eu aprendi – e não foi pouco – com a apresentação de Austin Knight. Espero que você também possa aprender com os insights valiosos que separei nesse compilado da apresentação.
UX Design trata-se de interação do usuário com o seu produto/serviço
Para Austin, UX Design não se trata de tomar decisões baseadas em subjetividade, mas na experiência do usuário dentro do site.
Em resumo, UX Design consiste em construir um projeto adaptável, objetivo, mensurável e documentado, que facilite ao usuário encontrar da maneira mais eficiente possível o que ele procura dentro do site e permita ao negócio atingir suas metas de desempenho.
É simples: a experiência dos visitantes é o que importa, e não a sua. É o feedback dos usuários que determina quais mudanças devem ser feitas no design para que os resultados sejam atingidos, para que haja mais conversões e oportunidades de faturamento.
Os princípios de UX Design
Um dos princípios do UX Design, segundo Austin, é desenvolver um projeto de entendimento claro a respeito dos usuários. Quem eles são? Onde trabalham? O que eles pesquisam? De onde falam? Quais ferramentas usam?
Segundo, você deve falar com seus usuários sobre a percepção deles sobre o site. A partir dessas percepções e de dados estatísticos, o design tem que ser constantemente otimizado, conforme o processo Think -> Make -> Check -> Think… (Pensar -> Fazer -> Checar -> Pensar…).
#1 – Think
Na etapa “think” é pensar os dados obtidos: analise dados focados na interação do usuário com o site (scroll mapping, heat mapping e session recordings) e informações mais amplas, baseadas em entrevistas com clientes, feedbacks espontâneos e estatísticas do Google Analytics.
#2 – Make
Na etapa “make” trabalhe sobre os insights coletados na etapa anterior e construa wireframes e mockups. Teste em diferentes devices e não esqueça de fornecer uma boa experiência tanto no desktop quanto no mobile.
#3 – CHECK
Tudo pronto? Acabou o trabalho com esse site? Não! É preciso fazer o “check”: os índices melhoraram? Estou convertendo mais? A taxa de rejeição diminuiu? “Ah, está um pouco melhor, mas ainda é pouco”. Ok, vamos pensar de novo, fazer testes A/B, e assim sucessivamente!
O desenvolvimento nunca é, de fato, terminado. É constante. Sempre há espaço para melhorias. Uma metodologia de desenvolvimento de sites que também faz uso desse mindset é o Growth Driven Design – confira nosso artigo sobre GDD.
UX Design e Inbound Marketing formam um combo para atração de mais leads
Total! Ambas são metodologias baseadas na experiência do indivíduo com a empresa, na forma como clientes ou potenciais clientes interagem com as diversas plataformas da marca, sejam sites, conteúdos ou mesmo produtos.
São conceitos que buscam conceder uma sensação positiva sempre que o público interagir com a marca. Seja através de um vídeo que gostem, da elaboração de conteúdos que solucionem problemas e da criação de um site excelente em usabilidade.
Para ficar mais claro: essa interação do prospect com a marca inicia-se a partir de posts em mídias sociais, pesquisas em mecanismos de busca ou anúncios pagos.
Caso o primeiro encontro seja bem-sucedido, o indivíduo chega ao site, navega e entra de vez no fluxo de conversão ao acessar uma landing page. Por último, é atendido pela equipe de vendas e é nutrido por e-mails segmentados, até reiniciar o ciclo.
O que isso quer dizer? Que as etapas de experiência do cliente com a marca são interligadas!
Por exemplo, a interação do prospect com o site oferece insights valiosos para displays de anúncios pagos, podendo informar os principais acessos do público dentro da página. Da mesma forma, a ação de potenciais clientes nas mídias sociais pode informar ao designer o que deve ser mais ressaltado no site.
Por isso, quando falo em UX e Inbound, as equipes de design e marketing precisam andar sempre juntas e compartilhar ideias e dados. Isso ajuda a criar uma compreensão integral da persona pela equipe e promove uma cultura de soluções bem debatidas e inspiradas em dados.
Dados e métricas são essenciais, claro. Mas não são tudo
“É muito perigoso basear decisões apenas em intuições. Mas é tão perigoso quanto ‘ouvir’ somente os dados colhidos. Vamos observar o comportamento do usuário no site e depois analisar números realmente importantes, como padrões de cliques e taxas de conversão. A mágica do designer é interpretar essas informações e conseguir transformá-las em soluções no projeto”, sintetiza Austin.
Precisa dizer mais alguma coisa?
Conclusão: aprendi muito!
Atrair o cliente até os produtos com bom conteúdo e oferecendo uma grande experiência: é com essa perspectiva que Austin Knight acredita que UX Design e Inbound Marketing podem andar juntos. E faz todo o sentido. O desafio é implementar esse modelo de desenvolvimento contínuo.
Ah! Se quiser assistir à apresentação completa do Austin, é só clicar nesse link!
E claro, não perca o próximo meetup HUG Rio, com apoio da HubSpot. Mais um convidado incrível deve comparecer ao nosso encontro. É só se inscrever e acompanhar. Assim que o próximo estiver chegado, aviso por e-mail e LinkedIn!
Mas, antes, quero saber o que você achou do conteúdo. Foi proveitoso para você também? Ficou com alguma dúvida? Conto com sua opinião!
E aproveite para conferir outros materiais sobre como melhorar sua estratégia de marketing com Inbound, aqui em nosso blog!