Verdades e mitos sobre marketing de conteúdo

Com a crescente necessidade de se investir em estratégias de marketing que melhor se adequam à realidade atual dos consumidores, o marketing de conteúdo tem sido muito cotado por empresas. No entanto, muitas dúvidas e especulações surgem a respeito dessa modalidade que tem dado resultado para quem investe de forma correta. Por isso, enxergamos a necessidade de explicar alguns mitos e verdades a respeito do marketing de conteúdo. Acompanhe com a gente:

O que é, de fato, o marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma forma de atingir seu público-alvo, se relacionar, engajar e crescer sua rede de potenciais clientes através do uso de conteúdos bem direcionados para essas pessoas. É fundamental que esse conteúdo seja relevante e tenha valor para os leitores, pois o marketing de conteúdo se resume a isso: educar o usuário para gerar percepção positiva de marca e, finalmente, mais vendas.

O que não é marketing de conteúdo?

Marketing de conteúdo não é falar de si mesmo – esqueça aquela ideia de que é preciso falar apenas da sua empresa e do seu produto. Quanto mais você faz isso, mais espanta seus leitores. Claro que é possível falar do seu produto no marketing de conteúdo, mas é preciso esperar pelo momento correto para tentar vender. 

Marketing de conteúdo não é só estar nas redes sociais – estar nas redes sociais por estar é muito pior que não ter nenhuma conta. Uma vez que a presença virtual é uma realidade da sua empresa, é preciso garantir o uso constante das mídias sociais em questão. É a hora de se relacionar de uma forma mais próxima com seus clientes, aproveitando a comunicação bilateral que as redes sociais permitem.

Marketing de conteúdo não é, necessariamente, Inbound Marketing

Apesar de ambos utilizarem conteúdo em suas estratégias, tratam-se de coisas distintas. O marketing de conteúdo é a criação e distribuição de conteúdo relevante para atrair um público-alvo em questão. Em alguns momentos são feitos investimentos em Adwords e Social Ads, por exemplo. Já o Inbound Marketing é definido pela Hubspot como qualquer estratégia de marketing que resulte no ganho do interesse dos usuários ao invés de comprá-los, ou seja, sem mídia paga. 

Por isso, considerar marketing de conteúdo como inbound marketing não é algo errado, mas não podemos generalizar. O marketing de conteúdo só é uma estratégia de Inbound Marketing quando não há o investimento em mídia paga. Caso contrário, ele será apenas uma estratégia de marketing digital.

O SEO é o melhor amigo do marketing de conteúdo

Sua empresa produz conteúdo de qualidade, mas de nada adianta se ele não for facilmente encontrado pelo usuário. É preciso que o blog e os artigos sejam otimizados para os mecanismos de busca. Não se prenda exclusivamente em palavras-chave. Algumas questões como links externos, qualidade do conteúdo e escaneabilidade são consideradas fundamentais para o Google, por exemplo.

Marketing de conteúdo não tem resultados imediatos

Algumas empresas com problemas de branding acreditam que o investimento em marketing de conteúdo é suficiente para resolver essas questões em curto prazo. Uma das características fundamentais do marketing de conteúdo é promover resultados a médio e longo prazo, dependendo de quanto tempo se investe na estratégia.

Marketing de conteúdo tem um custo diferenciado

Um dos maiores atrativos do marketing de conteúdo é, de fato, ter um valor mais baixo que o marketing tradicional. No entanto, é fundamental que o investidor separe um tempo semanal para trabalhar na estratégia, criando calendários editoriais e colocando-a em prática, junto com a promoção do conteúdo e a nutrição de leads. O custo diferenciado vem das seguintes formas:

1. O conteúdo criado há um ano atrás, caso seja evergreen, poderá ajudar a trazer leads por um tempo considerável, ao contrário do marketing tradicional onde todos os esforços são utilizados em um período x, e depois os frutos são colhidos.

2. Devido a isso, chegamos em uma outra situação: de acordo com a Hubspot, o custo por lead advindo do marketing de conteúdo é 62% mais barato que o marketing tradicional.

O marketing de conteúdo pode ser uma boa estratégia se feito corretamente. É preciso investir tempo em toda a estratégia, desde a criação do conteúdo à mensuração dos resultados. Uma empresa que segue um calendário editorial, se preocupa com as personas e mensura os resultados no final a fim de melhorar ainda mais suas estratégias para que se destaquem no meio online.

Tem alguma dúvida sobre marketing de conteúdo? Não deixe de perguntar! Até a próxima!

Guia completo do Inbound Marketing

Tagged under:

Deixar uma resposta

Seu email não será publicado.